Imagem: Reprodução/ Twitter
Max Verstappen assume novamente a liderança do campeonato de Fórmula 1 de 2021.
O GP da Turquia que aconteceu nesse domingo (10/10), teve Valtteri Bottas largando na pole position, após Hamilton que fez a melhor volta durante a Qualificação receber uma punição e ter que largar em 11°. A penalidade ocorreu devido a troca do motor de combustão da unidade de potência do carro do heptacampeão. Max Verstappen, que segundo a Red Bull enfrentou problemas com a bateria do carro na sessão classificatória, largou em 2º. O grid também teve Charles Leclerc largando em 3°, e o francês Pierre Gasly na 4ª posição.
Outras duas surpresas da sessão de classificação foram Fernando Alonso que conquistou sua melhor posição do ano, largando em 5°. E ineditamente, Mick Schumacher, que levou o carro da sua equipe Haas ao Q2, ocupando a 14ª posição do grid de largada.
Durante o início da corrida as condições climáticas eram de chuva, fato que obrigou os pilotos a largarem com pneus intermediários. Após a largada os 3 primeiros pilotos mantiveram suas posições, já Alonso teve um toque com Gasly nos primeiros metros após a largada, o que custou algumas posições para o espanhol . Depois das primeiras 11 voltas Lewis Hamilton ganhou 5 posições, buscando realizar uma corrida de recuperação para chegar na briga pelo pódio.
Uma boa disputa de ultrapassagem no Circuito de Istambul foi entre Lewis Hamilton e Sergio Pérez, ou seja uma disputa entre Mercedes e Red Bull, contudo Pérez segurou e manteve sua posição.
Após a escolha das equipes fazerem o pit stop para troca de pneus, Leclerc assumiu a primeira posição. A troca de pneus em corridas com condições de chuva não é obrigatória, por isso Charles Leclerc optou por não trocar seus pneus e tentar ganhar a corrida, porém após algumas voltas Bottas ultrapassou o piloto da Ferrari e liderou a corrida novamente.
Faltando 7 voltas para o final, Lewis Hamilton que estava na 3ª posição foi para o box e fez a troca de pneus, porém com esse pit stop tardio Hamilton voltou para a pista e perdeu 2 posições, ocupando o 5° lugar.
Depois de 58 voltas, o GP da Turquia ficou com Valtteri Bottas em 1° e volta mais rápida, Max Verstappen em 2° e Sérgio Pérez em 3° completando o pódio. Já Hamilton, que largou em 11°, terminou a corrida em 5° lugar.
Com esse desfecho, Max Verstappen volta a liderar o campeonato, 6 pontos à frente de Lewis Hamilton. Já no campeonato de construtores a Mercedes permanece à frente da Red Bull.
épica essa disputa entre hamilton e perez