Foto/Reprodução/Pixabay
Combate a obesidade, prevenção de acidentes e desenvolvimento psicomotor estão entre os benefícios para a saúde da criança
A natação contribui para a saúde de crianças e adultos quando orientada de forma correta. Com o objetivo de informar a população sobre a importância da natação no desenvolvimento da criança, o Hospital Regional Unimed, junto com a pediatra Dra. Euzemir Maia, listaram vantagens da atividade, confira:
1. Estimula o desenvolvimento psicomotor
A natação infantil auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades da criança, contribuindo para a evolução do equilíbrio, da coordenação dos membros superiores e inferiores e da agilidade. No entanto, o aperfeiçoamento da coordenação motora permite que a criança se movimente de forma mais controlada e exercite sua força de forma saudável.
2. Previne e combate a obesidade
A atividade oferece uma prática lúdica, física e divertida para as crianças, trabalhando várias partes do corpo sem riscos de grandes impactos e sem que as articulações sejam lesadas. Inclusive, crianças com estágio de obesidade, se adaptam bem ao esporte, pois é mais leve em comparação à exercícios como corrida e vôlei.
3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória
A prática da natação ensina à criança exercícios que ajudam no controle da respiração para que assim possam nadar. Com isso, os exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, além de aumentar a resistência imunológica do organismo.
4. Previne acidentes
Segundo informações da assessoria, nadar é uma das habilidades infantis que mais pode vir a calhar. Por exemplo: Sabe aquelas feriados em que a família vai curtir uma praia ou piscina? Caso a criança saiba nadar, a segurança do passeio e a possível prevenção de uma situação adversa é intensificada.
No entanto, saber nadar não é garantia de segurança, é uma prevenção. Com isso, é importante haver a supervisão de um adulto durante as brincadeiras das crianças em qualquer local.
5. Ajuda na socialização
Quanto a prática de esportes, facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade.
Para mais informações, acesse o site da Unimed.