Foto: Reprodução

Benefícios vinculados ao consumo regular do café, e os malefícios do exagero

Talvez você não saiba, mas hoje, 14 de abril, é o dia mundial do nosso querido e tão amado café. Em comemoração à esse dia, trouxemos pra vocês alguns benefícios vinculados ao consumo do café:

Melhora da memória e concentração

Um estudo realizado pela revista Nature Neurosciente comprovou que o consumo de café estimula a região do cérebro responsável pela memória. No entanto, o estudo foi feito com quantidades mínimas de cafeína por pessoa. A recomendação dos pesquisadores é que se você não tem o costume de beber café, que não sejam consumidos mais do que 200 miligramas de cafeína por dia, quantidades maiores tendem a não serem benéficas. A quantidade recomendada pode sofrer alterações no organismo de indivíduos que bebem café com frequência. Também existem estudos comprovando os benefícios da cafeína contra a Doença de Alzheimer (DA) e o mal de Parkinson.

Combate a depressão

Um estudo envolvendo pesquisadores de vários países, incluindo cientistas da UFSC, comprovou que o consumo de cafeína tem impacto positivo no humor. A cafeína mexe com os receptores A2A, responsáveis pela comunicação entre os neurônios. A pesquisadora Manuella Pinto Kaster diz que para sentir o efeito, é preciso consumir a cafeína diariamente e sem exageros.

Aliado contra o diabetes

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Técnica Chalmers e publicada no Journal of Internal Medicine mostrou que beber café coado é uma forma de prevenção ao diabetes tipo 2. Ao contrário dos outros tipos, que nem sempre são favoráveis a saúde, o café coado tem muitos benefícios. O recomendado pelos especialistas é que se consuma em torno de três xícaras de café por dia, para prevenir a doença.

Aumenta a disposição para exercícios físicos

Estudo realizado por pesquisadores da USP comprovou que consumidores regulares de café tem melhor desempenho em atividades físicas. No entanto, a recomendação é de que o café seja consumido em pequenas quantidades ao longo do dia. O consumo feito de uma vez e em grande quantidade pode ser maléfico.

Auxilia no emagrecimento

A nutricionista Ashley Shaw também explica que o grão do café possui niacina, potássio, magnésio, antioxidantes e outros nutrientes responsáveis por melhorar a saúde digestiva, melhorar a função muscular e melhora a saúde cardíaca. Ou seja, a cafeína acelera o metabolismo e aumenta a energia, levando à queima de gordura e resultando no emagrecimento.

Abusar da substância pode levar a arritmia cardíaca, irritabilidade, agitação, insônia e nervosismo. E em gestantes pode atrapalhar o desenvolvimento cerebral do feto.

E você, é fã daquele cafézinho de manhã ou pós-almoço? Conta para gente nos comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *