Foto: Reprodução/Pixabay
Não fumar, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos estão entre as atitudes que podem diminuir o risco de aquisição da doença.
O mês de outubro está quase chegando ao fim, mas a conscientização a respeito do câncer de mama precisa permanecer ao longo de todo o ano. Para manter a população ciente de como prevenir a doença, o Portal C+ lista seis formas de prevenção. Informações são de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Confira, abaixo:
1) Não Fume
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
2) Tenha uma alimentação saudável
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como: frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, entre outros, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais.
3) Mantenha o peso corporal adequado
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Uma alimentação saudável, além de fornecer nutrientes que protegem contra o câncer, favorece a manutenção do peso saudável. A recomendação é evitar alimentos ultraprocessados e fazer dos alimentos vegetais como as frutas, legumes, verduras, feijões e outros grãos, sementes, castanhas a base da alimentação. Além disso, a atividade física também contribui para a manutenção do peso.
4) Pratique atividade física
Para a prática de atividade física, não há necessidade de serem aquelas modalidades que demandam a contratação de serviços como academias; atividades como: caminhar, pedalar e dançar são boas opções.
Você pode, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimentar e achar aquela modalidade que você gosta é importante para começar e/ ou aumentar a realização de atividade física.
5) Amamente
O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme a dica sobre alimentação saudável e proteção contra o câncer.
6) Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Para mais informações sobre como evitar o câncer de mama e outros tipos, acesse o site do INCA.