Foto: Reprodução/Pixabay
Em entrevista ao Portal C+, médico comenta que quando o câncer de próstata apresenta sintomas já está em um estado avançado e por isso é importante realizar o exame
O Novembro Azul é o mês dedicado à prevenção, conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também à saúde do homem como um todo. No Brasil, por exemplo, é o segundo mais comum entre os homens, atingindo 1 a cada 8 indivíduos no país.
Em live sobre o Novembro Azul, realizada no Instagram do Portal C+, na quinta-feira (25), em parceria com o médico urologista Dr. Fabiano Nascimento, teve como objetivo discutir a importância da campanha e o tabu que vem sendo quebrado em relação ao exame de próstata.
Sobre os sintomas do câncer, o médico comenta que não há sintomas. “O câncer de próstata não tem sintomas, quando se tem sintomas já está em um estado avançado por isso é importante realizar o exame”, disse.
O especialista ainda ressalta que muitas vezes o paciente não quer ir ao médico por não estar sentindo nada. Vale lembrar que a doença quando descoberta previamente a chance de vida é alta. No entanto, se descoberta de uma forma mais tardia pode-se realizar uma radioterapia, mas não se pode fazer nada para curar.
Quanto aos hábitos que podem contribuir com a chance de ter câncer de próstata, o médico urologista citou tabagismo e excesso de gordura.
Na ocasião também foi dialogado o preconceito da população masculina ao evitar e até recusar realizar o exame. “O Machismo na sociedade como um todo interfere na ida dos homens ao urologista para realizar o exame. É necessário quebrar este tabu e começar a discutir o assunto tranquilamente”, comenta Fabiano Nascimento.
“Está mudando, eu vejo muitas pessoas mudando, tem alguns que não querem nem saber: teimosos e cabeça dura, mas a grande maioria vai”, acrescenta.
É importante pontuar que o mês de novembro ficou marcado para a campanha Novembro Azul, mas é fundamental que o assunto seja discutido ao decorrer de todo o ano.
Para mais informações, confira a live completa no Instagram do Portal C+