Foto: Reprodução/ Instagram da Prefeitura de Ouro Preto
Bombeiros e Defesa Civil removeram cerca de 80 famílias do bairro Taquaral
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais, estão retirando cerca de 80 famílias de suas casas no bairro Taquaral, devido ao risco de novos deslizamentos de terra. Na manhã de quinta-feira (13/11), dois imóveis desabaram no centro histórico da cidade após um deslizamento no Morro da Forca.
Conhecida por ser um importante ponto turístico de Minas Gerais, Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial (1980). Mas a cidade histórica se encontra em uma região crítica. Por ter se expandido nas encostas de vales e montanhas, o município enfrenta riscos de deslizamentos diante de chuvas fortes.
Segundo levantamento do Serviço Geológico do Brasil/CPRM (empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia), Ouro Preto tem 313 áreas de risco. Dentre as quais, muitas se encontram próximas a casarões e prédios tombados como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na pesquisa, a equipe já havia classificado a região onde houve o deslizamento de terra na quinta-feira (13) como de alto risco. Um dos imóveis destruídos foi um casarão do século XIX, que fazia parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto – tombado pelo Iphan. “Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, informou Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto.
Atenção aos moradores
A Defesa Civil orienta que os moradores não circulem pela região próxima ao Morro da Forca, pois ainda há risco de deslizamentos. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil/CPRM, 3006 moradores e 882 domicílios se encontram em áreas de risco geológico na cidade. Ouro Preto é um dos municípios de Minas Gerais em situação de emergência, por conta dos temporais. Por isso, o local está sendo observado e medidas de segurança têm sido aplicadas.