Foto: Divulgação/Projeto Ryadh Verde
Apesar do projeto parecer ousado, o meio-ambiente agradece por iniciativas como essa
O princípe Mohammad Bin Salman da Arábia Saudita anunciou um projeto nunca visto antes, a chamada “Iniciativa Verde” tem a intenção de reflorestar todo o país, diminuindo exponencialmente sua emissão de carbono e transformando 50% da energia produzida em fontes renováveis até o ano de 2030.
Entretanto, a região é conhecida por condições de clima e ambiente áridos, o que poderia atrapalhar no andamento do projeto.
Mas o príncipe já está pensando em tudo e segundo informações do governo do país, o planejamento focará em utilizar água reciclada nos locais que necessitam de menor irrigação, sem desperdícios.
E ao mesmo tempo, além de reflorestar a Arábia Saúdita, a Iniciativa Verde conta com a cooperação de mais países que participam do Conselho de Cooperação do Golfo, como Qatar, Bahrein, Kuwait, Omâ, entre muitos outros.
Eles irão se dedicar para diminuir a produção de gases nocivos prejudiciais ao meio-ambiente e ao planeta como um todo.
Um dos entusiastas dessa inciativa , é o escritor e oceanógrafo John England , que afirma ser o ideal para mudar o estilo de vida dos sauditas.
“A dimensão dos projetos da cidade é realmente impressionante. Plantar algumas árvores é bom. Talvez arborizar alguns quarteirões seja notável. Mas é apenas quando você chega ao número de 7,5 milhões de árvores e 9% de cobertura verde da cidade que consegue mudar o clima e refrescá-la”, comenta.
Em janeiro deste ano, o príncipe Mohammad também iniciou outros projetos, entre eles o “The Line” que objetiva segundo ele a construção de uma gigantesca área habitacional de comunidades “hiperconectadas” e com zero emissão de carbono. Dá para perceber que ele não brinca em serviço, esperamos pelas próximas informações de projetos ousados do representante da realeza.
Confira um trecho do projeto “The Line” neste vídeo retirado do Youtube: