Foto: Twitter / Conmebol
Após ser cancelada em Argentina e Colômbia, competição mais antiga de seleções retorna ao Brasil após 2 anos
A Conmebol anunciou na manhã desta segunda-feira (31) que o Brasil aceitou sediar a edição de 2021 da Copa América. O país já havia sediado a última edição da Copa América em 2019, a qual também se sagrou campeão.
A competição já tem data segundo a confederação: 13 de junho à 10 de julho. Cidades sede e a tabela detalhada de jogos ainda não foi divulgada, e será anunciada nas próximas horas. O país foi escolhido por conta da boa organização na realização do último torneio em 2019. A ideia é utilizar os estádios que não estão sendo utilizados com frequência, e que foram construídos para a Copa do Mundo de 2014, como: Mané Garrincha em Brasília, Arena das Dunas em Natal, Arena Amazônia e Arena Pernambuco.
O Chile havia se candidatado para compartilhar a competição junto da Argentina, mas a Conmebol preferiu não compartilhar a competição em dois países, visto que só seria possível um grupo por país e desta maneira haveria muito deslocamento entre sedes. Equador e Venezuela também mostraram interesse de realizar a competição substituindo a Colômbia, antes da desistência da Argentina.
A Argentina recusou sediar o torneio por conta do aumento dos casos de Covid-19 no páis. Já a Colômbia abriu mão devido aos manifestos populares no país no último mês, que também foram vistos durante a Copa Libertadores.
Atualização:
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara determinou que o estado não sediará partidas da Copa América como estipulado anteriormente. A recusa aconteceu devido ao alto número de infectados com Covid no estado. Confira a nota na íntegra abaixo:
“O Governo de Pernambuco monitora, de forma permanente, por meio do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os indicadores da doença no Estado. Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana.
Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco.”