Wilson Lima está sendo investigado sobre desvio de dinheiro destinado ao combate da Covid-19 no estado
O governador Wilson Lima (PSC), do Amazonas, foi alvo de busca, nesta quarta-feira (02) em uma operação da Polícia Federal. A investigação diz respeito a possíveis irregularidades na construção do hospital Nilton Lins, criado para o combate à Covid-19 na região.
Os policiais agiram na casa do governador, na sede do governo do Amazonas, na Secretaria de Saúde, na casa do secretário de saúde e, também, na casa do dono do Hospital Nilton Lins e no próprio hospital. O chefe da secretaria de Saúde do estado não foi encontrado nos endereços registrados.
No total, a Polícia Federal cumpre 19 mandados de busca e apreensão no estado. O Superior Tribunal de Justiça autorizou, inclusive, a quebra dos sigilos bancários de Wilson Lima (governador) e Marcellus Campelo (secretário de Saúde). Ambos foram convocados para prestar depoimento na Comissão de Inquérito Parlamentar da pandemia.
Nesta quarta-feira (02), Wilson Lima é julgado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça devido a denúncias de fraudes na compra de respiradores para o estado. Em 2020, o governo do estado comprou respiradores de uma importadora de vinhos, sem licitação.
Foto: Diego Peres/Secom