Reprodução/Siri Lanka Airforce/AFP via Vatican News
O navio cargueiro pegou fogo na costa do Sri Lanka há mais de 13 dias
No último dia 20 de maio, o navio porta-contêineres chamado de MV X-Press Pearl, com bandeira da Singapura, teve um impedimento em seu caminho.
A embarcação pegou fogo por razões desconhecidas quando seguia de Gujarat (Índia) para Colombo.
O incêndio foi motivo de preocupação internacional, pois o MV X-Press carregava mais de 1.946 contêineres que continham materiais perigosos como ácido nítrico e muito óleo.
Isso alcançou então a costa do Sri Lanka, causando um dos maiores desastres ambientais no país, que infelizmente ainda pode se agravar.
Após o ocorrido, o incêndio seguiu por mais 13 dias. Assim, precisou de incansáveis esforços da força aérea e autoridades da região para rebocar a embarcação a um lugar seguro.
02 de junho – Navio começa a afundar e complica situação no Sri Lanka
Já não bastasse todos os prejuízos que o incêndio no MV X -Press causou, impedindo a pesca e promovendo um grande derramamento de substâncias químicas, nesta quarta-feira (02/06), o Navio começou a afundar, sem ter sido retirado do local.
Horas depois de as autoridades começarem a rebocar o navio para águas mais profundas, ele começou a submergir rápido.
De acordo com a porta-voz da marinha cingalesa, a popa do navio está submersa, e o nível da água está acima do convés.
Mas segundo o presidente Cingalês, no intuito de minimizar o temor de um desastre ainda maior, possuísse um navio da Guarda Costeira indiana com os equipamentos necessários para tratar qualquer vazamento de petróleo.
Veremos nas próximas horas e dias como ficará toda essa situação. Até o momento, o governo do Sri Lanka já exigiu 17 milhões de dólares do proprietário do navio para limpeza.