Chamada de “Shipping Box”, a operação desarticulou organização criminosa com 34 mandados de prisão
A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Shipping Box para desmontar uma organização criminosa responsável por tráfico internacional de drogas em portos no Brasil. O grupo distribuía grandes remessas de carga de cocaína em diversos pontos do país.
Para a operação, cerca de 250 policiais foram mobilizados. Ao todo os agentes estão cumprindo 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades nos estados de Santa Catarina: Joinville, Itapoá, Jaraguá do Sul, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapema, Canelinhas e Criciúma; do Paraná: Paranaguá; do Rio Grande do Sul: Rio Grande; de São Paulo: Mogi Mirim; e Rio de Janeiro: Cabo Frio.
Os detidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e formação de organização criminosa, as penas máximas somadas podem ultrapassar os 30 anos de reclusão. De acordo com a Polícia Federal, cerca de 30 contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas para a investigação.
Segundo a PF, a operação recebeu o nome de “Shipping Box” numa alusão, em inglês, ao método de atuação do grupo criminoso, que despachava as drogas em contêineres de navios.
Foto: Polícia Federal/Reprodução