Foto de prédio em Nova York, junto alguns fogos ao lado do prédio

Nesta segunda-feira (14) o estado alcançou a maior quantidade da população adulta vacinada, chegando aos 70%.

O estado de Nova York chegou a uma marca muito positiva na pandemia, com as tristes notícias de mortes a todo tempo.

Desde maio, o governador do estado Andrew Cuomo decidiu por reduzir as medidas restritivas, por causa da vacinação de sua população com eficácia. Assim, puderam começar a andar sem máscara pelas ruas e voltar para a “vida normal”.

Seguindo no relaxamento das medidas, na terça-feira o governador anunciou oficialmente, o fim das medidas que ainda restavam.

A notícia foi muito comemorada com fogos em um evento simbólico no World Trade Center.

Um dia inesquecível

O governador Andrew Cuomo com uma entrada triunfal no que afirmou ser “um dia para não ser esquecido”. Além de receber muitos aplausos durante o anúncio.

Um dos textos lidos por Cuomo na comemoração do World Trade Center, falava da decisão dos próprios estabelecimentos de continuar com as restrições.

“Na vida não se deve voltar ao ponto em que estava porque a vida continua. Esse ano foi de muitos aprendizados e conquistas o desafio agora é repensar para ser melhores. Temos que capitalizar este momento para transformar e refazer Nova York”

Medidas mantidas em locais específicos

Porém, a princípio as medidas continuam em alguns lugares como em estabelecimentos de saúde, creches e transporte público.

Ainda de acordo com Cuomo, alcançou-se a meta de vacinar até 70% dos adultos antes do esperado. Portanto, é um número importante para sairmos desse momento tão complicado de isolamento.

“70% de vacinação é a meta nacional. 70%, significa que podemos voltar à vida como a conhecíamos”, diz

*Anúncio enganoso e Andrew Cuomo envolvido em investigações*

Apesar do anúncio de que o estado de Nova York alcançou a porcentagem de 70% da população vacinada e os estabelecimentos se viram livre das medidas adotadas, pode soar um pouco enganoso.

Vale lembrar que as restrições sancionadas pelo Governo Federal seguirão por um tempo ainda, mas o que volta a funcionar são os shopping centers, espaços públicos, lojas de varejo e locais para prática de esportes. Ou seja, ainda não é tudo, mas sim uma boa parte.

“As lojas podem abrir, porque as ordens estaduais não estão mais em vigor, nem há restrições de fluxo ou capacidade, nem é necessário medir a temperatura nem é necessário continuar com os protocolos extraordinários de limpeza e desinfecção” explica o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

As boas-novas vieram de certa forma, para maquiar as acusações pela qual o governador Cuomo estava respondendo.

No olho do furacão : Andrew Cuomo do Inferno ao Céu

Dessa forma, pode-se dizer que Cuomo estava no olho do furacão da mídia e da própria população, durante algumas semanas.

Vindo de acusações de esconder o número de mortos em casas de idosos, que são um dos grupos de risco da Covid-19, denúncia de assédio sexual por parte de sua ex-assessora e irregularidades em seu livro, que justamente falava da sua gestão exemplar na pandemia, parece que o governador conseguiu se redimir.

Quanto às acusações, resta esperar o resultado de tudo isso e que enfrente-se a pandemia com eficácia em outros estados e países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *