Foto: Reprodução/ Instagram
Em depoimento, a cantora afirma que sua saúde mental está abalada.
Nesta quarta-feira (23), a cantora Britney Spears deu depoimento sobre o processo de tutela que o seu pai, Jamie Spears, tem sobre sua vida, fortuna e negócios, desde 2008. Em uma audiência na tarde de hoje, na Califórnia, Estados Unidos, Britney pediu pelo fim de sua tutela.
No início de seu discurso, a cantora desabafou e relatou que mentiu ao falar para o mundo inteiro que estava bem e feliz em suas redes sociais.
“Eu estive em negação, estive em choque, estou traumatizada”, afirmou Britney. “Não consigo dormir, estou deprimida, choro todos os dias”.
Na sequência, Britney pediu que a tutela termine sem que ela tenha que ser avaliada.
“Realmente acredito que essa tutela é abusiva. É desmoralizante tudo que passei. Nunca disse isso abertamente – nunca pensei que alguém fosse acreditar em mim. Não estou mentindo. Só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos e isso já o suficiente. Eu guardei isso por tanto tempo, mas isso não é bom para o meu coração”, afirmou.
Britney também falou que quer se casar e ter um filho, mas usa DIU, dispositivo intrauterino, que a impede de engravidar e a cantora não tem autorização para retirá-lo.
“Eu tenho um DIU em meu corpo agora que não me deixa ter um bebê e meus tutores não me deixam ir ao médico para retirá-lo”.
Apenas gravações do áudio da audiência foram permitidas pela corte e, quando uma advogada presente no momento pediu para o momento não ser público em respeito à privacidade de Britney e de seus filhos, a cantora negou.
“Eles fizeram um bom trabalho explorando minha vida. Portanto, sinto que deveria ser uma audiência pública e eles deveriam ouvir o que tenho a dizer”, afirmou ela.
Além disso, a cantora afirmou que foi forçada a fazer uma turnê em 2018, como expôs o The New York Times nesta semana. A artista fez outras queixas, incluindo que também foi forçada a mudar sua medicação.
“Tiraram meus mesmos medicamentos por cinco anos e me colocaram no lítio. É uma droga tão forte que era como se eu estivesse bêbada. Não apenas minha família não fez nada, como meu pai foi totalmente a favor”, explicou ela.
Britney terminou seus comentários dizendo:
“Eu mereço um intervalo de dois a três anos. Me sinto cercada, intimidada, deixada de lado e sozinha. Cansei de me sentir sozinha. Mereço ter os mesmos direitos, ter um filho ou qualquer uma dessas coisas.
É a primeira vez que a cantora se dirige diretamente ao tribunal desde que seu advogado pediu a suspensão de Jamie como tutor da herança estimada em US$ 60 milhões.
Entenda o caso
Jamie Spears, pai de Britney, tem sua tutela desde 2008, ou seja, é ele quem dá a palavra final em várias decisões da vida da artista. O arranjo legal começou devido às preocupações com a saúde mental de Britney, que foi hospitalizada duas vezes em 2008 na ala psiquiátrica de um hospital. Em 2020, quando Britney tentou remover o pai da posição de seu tutor, mas acabou tendo o pedido negado por um juiz, fãs da artista chegaram a fazer um movimento chamado “Free Britney” pelo fim da tutoria.