Brasil vence Peru

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com gol de Paquetá, Brasil vence o Peru e aguarda adversário da final

Na noite de segunda-feira (5), no Nilton Santos, a seleção brasileira venceu o Peru por 1×0 com gol de Lucas Paqueta no primeiro tempo e avançou para a final da Copa América. Com a vitória, a seleção segue invicta na competição e está há um passo de chegar ao bicampeonato.

O adversário do Brasil, sai do confronto entre Colômbia x Argentina, partida que será disputada na terça-feira (6), no Mané Garrincha, às 22 horas. Quem avançar, enfrenta a seleção brasileira Sábado (10), no Maracanã, para conhecermos o campeão da Copa América.

BRASIL X PERU

A seleção peruana, que já tinha perdido para o Brasil nesta Copa América, veio com uma formação mais defensiva, pois o técnico Gareca mandou a campo uma equipe com 5 zagueiros. A resposta de Tite foi com um ataque mais móvel, já que Firmino ficou no banco e no lugar do Gabriel Jesus suspenso o treinador brasileiro escalou Everton Cebolinha no ataque.

Uma das alternativas da seleção brasileira seria a troca de passes rápida e a movimentação dos homens de frente, sendo assim, não demorou muito para primeira oportunidade aparecer. Aos 5 minutos, Paquetá que ganhou oportunidade e viu a infiltração do Richarlison. Ele cortou o goleiro e tocou para o Neymar que finalizou forte, mas a bola passou rente a trave do goleiro peruano.

O Brasil era dono do jogo, aos 12 minutos Casemiro cobrou falta e Galesie, em dois tempos, fez a defesa. Aos 15 minutos foi a vez de Everton. Ele invadiu a grande área, trouxe para a perna esquerda e bateu rasante. O goleiro peruano, bem posicionado, conseguiu fazer a sua segunda defesa na partida.

Era ataque contra defesa. Aos 19 minutos foi um bombardeio da seleção canarinho. Lucas Paqueta de fora da área finalizou forte e o goleiro Galesie espalmou. Everton ficou com a bola e tocou para o Casemiro, que, de letra, deixou Paqueta livre na área para cruzar. O meia cruzou por baixou e Neymar, na pequena área, chutou e o goleiro peruano defendeu. No rebote, Richarlison, de esquerda, chutou e Galesie conseguiu pegar novamente. O goleiro do Peru era o nome do jogo até aqui.

A primeira chegada dos peruanos foi só aos 24 minutos. Yotun, de longe, arriscou. A bola desviou em Cueva e quase morre no fundo das redes. Em velocidade, o Brasil conseguiu abrir o placar, Neymar fez uma excelente jogada pela esquerda, tocou para trás e Paqueta chegou batendo sem chances para Galesie.

Antes do intervalo, teve tempo para mais uma boa chegada. Nos acréscimos do primeiro tempo, Casemiro tocou para Everton, que alçou a bola na área. Renan Lodi cabeceou e a bola passou próxima da meta defendida por Galesie.

Foram 45 minutos de supremacia brasileira. Apenas uma equipe jogou e saiu vencendo por 1 a 0, mas poderia ir para o vestiário com um placar mais amplo se não fosse as intervenções de Galesie, que fez ao menos 3 ou 4 defesas difíceis neste primeiro tempo. Foram 10 finalizações, sendo 7 no alvo.

Vale ressaltar, a compactação do Brasil na partida. Com a bola, o quarteto ofensivo, que se movimentava o tempo todo, confundia a marcação peruana. Já sem a bola, o Brasil pressionava o adversário, que não consegue sair de trás. O Brasil que teve uma participação dos homens de meio-campo, que ajudaram bastante na construção das jogadas e na retomada da posse.

A conversa do vestiário foi positiva para o Peru, pois a seleção voltou com outra postura. Parecia uma equipe diferente. Logo aos 3 minutos, Lapadula, que é muito perigoso, trouxe para a perna esquerda e chutou forte, exigindo a primeira defesa de Ederson no jogo. Até os dez primeiros minutos da etapa complementar, o Brasil não conseguiu manter a mesma intensidade, mas tinha o contra-ataque à sua disposição.

O segundo tempo era a oposição do que foi mostrado na etapa inicial. Os peruanos voltaram assustar aos 14 minutos, quando Garcia finalizou e Ederson conseguiu fazer a defesa para evitar o empate. No contra golpe, o Brasil assustou e chegou pela primeira vez com Everton, que pelo lado direito chutou e Galesie, bem posicionado, defendeu.

Com espaços para jogar, Neymar viu bem a passagem do Richarlison. O atacante invadiu a grande área foi tocado pelo zagueiro pediu o pênalti mas o árbitro Roberto Tobar não foi na dele e mandou o jogo seguir. Na bola parada quase o Peru consegue empatar, Yotun cruzou na área e Santiago Ormeno se antecipou a bola passou muito próximo do gol.

Foi um segundo tempo muito abaixo da seleção, mas foi o suficiente para segurar o placar e conseguir a vaga para finalíssima. Se na primeira fase contra o mesmo Peru, a seleção teve vida fácil e venceu por 4 a 0, o placar poderia até ser repetido pelo bom primeiro tempo, algo que não foi repetido na segunda etapa, já que a intensidade caiu bastante e o Peru teve até chances para empatar, mas o goleiro Ederson foi seguro quando foi exigido.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 PERU

Local: Estadio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
Data: 05 de julho (segunda-feira)
Horário: 20 horas (horário de Brasília)

Arbitro: Roberto Tobar (árbitro) Christian Schiemann (auxiliar 1) Cláudio Rios (auxiliar 2)
TODOS DO CHILE
VAR: Delis Lopes (Par)

Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi (Eder Militao), Casemiro, Fred (Fabinho), Paqueta, Neymar, Everton (Everton Ribeiro), Richarlison
(Vinicius Jr)
Técnico: Tite
Gol: Paqueta
Cartões Amarelosl: Vinicius Jr

Peru: Galesie, Aldo Corzo (Lora), SantaMaria, Christian Ramos (Raziel Garcia), Callens, Trauco (Marcos Lopez), Tapia (Tavara), Yotún, Peña, Cueva (Ormeno), Lapadula
Técnico: Ricardo Gareca
Cartões amarelo: Yotún, Lopez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *