Imagem: Marco Longari/AFP
A variante Delta, detectada originalmente na Índia, está presente em 21 países africanos e já causou um aumento de 43% nas mortes de Covid-19 no continente na última semana
Nesta quinta-feira (15) a Organização das Nações Unidas (OMS) alertou sobre o aumento de 43% nos casos de morte pela Covid-19 no continente africano.
A África tem sofrido com uma terceira onda de infecções pela Covid-19, diante da contaminação pela variante Delta que se espalhou 225% mais rápido do que o vírus original, além de problemas com a ausência das vacinas e das medidas protetivas.
“Uma mistura de fadiga e novas variantes está impulsionando esta fase. A variante Delta, que dominou a segunda onda na Índia, foi registrada em 14 países e detectada na maioria das amostras sequenciadas no último mês na República Democrática do Congo e em Uganda”, de acordo com a Drª Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África.
Segundo a OMS, a taxa de fatalidade da Covid no continente é acima da média global de 2,2%, chegando a 2,6%. Esse cálculo é feito à partir da proporção de mortes entre os casos confirmados.
Diante desse aumento, os países enfrentam a escassez de oxigênio, de leitos de terapia intensiva para internações pelo Coronavírus e de outros recursos hospitalares.
“Os sistemas de saúde com poucos recursos nos países estão enfrentando uma terrível escassez de profissionais de saúde, suprimentos, equipamentos e infraestrutura necessários para fornecer cuidados aos pacientes com COVID-19 gravemente enfermos” disse Matshidiso Moeti.