Foto: Internet/Reprodução

Desespero com a volta dos talibãs ao poder causa tumulto em aeroporto. Pelo menos cinco pessoas morreram tentando pegar algum avião para escapar do Afeganistão

A entrada do Talibã em Cabul foi motivo de pânico com cenas de caos na capital afegã, nesta segunda-feira (16). Milhares de pessoas, temendo a possibilidade de ficarem presas sob as garras dos extremistas islâmicos, tratam de alcançar o aeroporto na esperança de conseguir sair do país.

Segundo o jornal internacional EL PAÍS, pelo menos cinco pessoas morreram nesta manhã quando a pista de pouso foi invadida. Enquanto isso, continuam surgindo relatos de saques e abusos, apesar de o Talibã ter reiterado a seus combatentes que eles devem respeitar a propriedade alheia.

Nas redes sociais, circulam vídeos que ilustram o desespero da população. Centenas de pessoas foram flagradas correndo ao lado de um avião da Força Militar norte-americana; alguns pendurados na aeronave, enquanto ela tentava decolar. Em outro momento, também no aeroporto, os afegãos tentavam invadir as escadas que davam acesso a outro avião, se pendurando nos degraus e se espremendo nos corredores de acesso.

Com os voos comerciais suspensos e o aeroporto tomado pelos 6.000 soldados enviados pelos Estados Unidos para assegurar a saída de seus cidadãos, surgiu o rumor (falso) de que não havia exigência de vistos para quem embarcasse para o Canadá. Foi a gota d’água para que os desesperados afegãos se lançassem em avalanche sobre as pistas. Não ficou claro se os cinco mortos foram pisoteados ou alvejados pela milícia. Um funcionário norte-americano citado pela Reuters admitiu que os soldados tinham disparado para o ar na tentativa de dispersar a multidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *