Foto: Banco de Imagens/Unsplash
Entenda porque o marketing pessoal é importante em momentos de crise
Desde o início da pandemia em 2020, milhares de pessoas ficaram desempregadas e o objetivo da maioria é se recolocar no mercado do trabalho. E existem formas de tornar esse processo mais fácil através da sua imagem, comportamento e posicionamento.
Mas vamos lá, antes de tudo, ao contrário do que muita gente ainda pensa, o marketing pessoal não é criar uma imagem ilusória apenas para conquistar algo, na verdade, é totalmente ao contrário disso.
No marketing pessoal, nós utilizamos conjuntos de ações e estratégias para atribuir mais valor a imagem pessoal e essas atitudes tem a finalidade de mostrar o que você tem de melhor para o mercado.
A forma com que nos comunicamos e nos comportamos, influencia a forma como nos enxergam, apenas pelo meu tom de voz e o meu comportamento em uma primeira impressão pode definir quem eu sou para você, eu posso escolher que você tenha empatia ou antipatia por mim, por exemplo.
Uma das coisas que sempre digo, é que a maior parte das pessoas só vai saber de você o que você mostrar a elas. E as redes sociais são ótimas aliadas na hora de revelar uma personalidade através das suas falas, postura e posicionamento.
Mas lembre-se, ressalte o que há de melhor em você e em seu perfil profissional, mas não seja incoerente com a verdade, pois nas redes sociais nós podemos escolher mostrar apenas um lado da nossa personalidade, então tenha muito cuidado, o equilíbrio precisa estar presente em todas as estratégias, principalmente quando falamos de marketing pessoal, você precisa mostrar quem você é realmente e não criar um personagem.
Outro ponto importante, é que o mercado digital cresce cada vez mais em um ritmo que não retrocede, então é fundamental que você se adapte, adapte também o hábito de estar em constante aprendizado, quando mais conhecemos sobre nós mesmos, mais conseguimos nos expressar com clareza sobre os nossos propósitos e isso transcende em nossas falas e posicionamentos.
“Mas Josi, eu já entendi o quão importante será o marketing pessoal na minha vida, mas como colocar em prática?”
Antes de tudo: Planejamento, é muito importante que você tenha um objetivo muito bem definido, desta forma você saberá como começar.
Procure sempre respeitar o seu processo, as pessoas gostam de estar por perto de pessoas que se respeitam.
Seja otimista, o otimismo aplicado a vida te torna mais leve. Isso é transmitido a outras pessoas mesmo que inconscientemente e o resultado é muito positivo.
Aprenda a transmitir seus pensamentos através das redes sociais, estabeleça pontos fortes de compartilhamento e formas de comunicação.
Aprenda a transmitir suas características (defina as suas), por exemplo, respeito, honestidade, dedicação, gentileza e mantenha essas características como pilares da sua trajetória, as pessoas irão lembrar de você pelo que você decide mostrar.
Compartilhe seu trabalho, mesmo que você não esteja no mercado de trabalho formal, você com certeza é muito bom em alguma coisa, mostre isso, compartilhe, as pessoas precisam ver que você está em movimento.
Mostre-se ser uma pessoa de palavra, confiável, responsável, pessoas que demonstram comportamentos como estes são muito mais valorizadas tanto no ambiente profissional bem como no pessoal.
Esteja ligado com o que acontece no mundo, é muito importante que você tenha assuntos recentes e relevantes, você não pode parar no tempo. (Cuidado com as fake news)
Faça muito NETWORKING, envie feedbacks aos seus colegas, seja um incentivador de pessoas e isso retornará a você em algum momento, troque ideias, mantenha-se sempre atualizado nas redes profissionais, não esqueça de ser presente, verique seus e-mails, não deixe as pessoas esperando por um retorno, isso passa descrédito.
Tenha uma boa imagem, tenha fotos que valorizam seu rosto, suas expressões positivas. Nada de fotos de paisagem ou dos filhos nas redes sociais/profissionais, se o seu foco é você nas redes, invista nisso, não existe certo ou errado, mas existem estratégias que precisam ser seguidas para que o resultado seja positivo.