Max Vertappen comemora pole position, em vantagem com a Mercedes com seu carro ao lado

Foto: Andrew Green

Após classificatório em Paul Ricard, disputa entre Mercedes e Red Bull fica acirrada

Em síntese, os protagonistas dessa temporada novamente mediram suas forças de igual para igual. Melhor para Max Verstappen, que conquistou a ponta com três décimos de vantagem sobre Lewis Hamilton da Mercedes, e mais uma vez, fez os fãs de automobilismo arrepiarem.

A segunda fila está formada por Valtteri Bottas em terceiro colocado e Sérgio Perez em quarto.

O resultado do classificatório 1, que indica o grid dos 10 melhores pilotos na batida de tempo da pista, entregou então um cenário animador, com Max na liderança seguido de duas Mercedes. O que deixou Hamilton em uma briga direta com o jovem holandês.

Difícil tarefa para Bottas

Bottas, por sua vez, terá uma dura tarefa para segurar o mexicano Sergio Perez. Esta configuração no grid é interessante para a Mercedes e a Red Bull, pois traz pontos positivos.

Max na ponta, pode levar vantagem nesse circuito em cima de Hamilton, caso tenha um bom ritmo e consiga segurar os ataques do inglês.

A incógnita fica com Perez que deve travar uma luta pela 3ª colocação, desgastando Bottas. Já para Hamilton, a situação fica favorável, pois sendo seguido de Bottas, deixa Max isolado e sem apoio do companheiro de equipe.

Apesar do resultado final, Bottas foi melhor que seu companheiro de equipe em todo o fim de semana, colocando o carro de número 77 em todas as oportunidades antes do Q1, à frente de Lewis Hamilton.

Pressão sob o finlandês

Com toda certeza, a pressão sob o piloto finlandês é grande, após as às apresentações nos dois últimos grandes prêmios, onde não conseguiu chegar a um ritmo de corrida esperado por Toto Wolff, chefe da equipe.

Ao contrário das últimas temporadas, a Mercedes está sendo submetida à um teste de fogo com os dois pilotos: Bottas precisa ficar próximo de Hamilton e, principalmente, à frente de Sergio Perez

Ainda falando da situação dos líderes da prova, a estratégia será de suma importância. Levando em consideração o clima, fator que é decisivo, visto que a previsão é de chuva para a corrida de Le Castellet.

Caso chova, Bottas sai em desvantagem, pois não tem bom histórico com pista molhada ou escorregadia, se tornando presa fácil para Perez, que, apesar de cauteloso nesse tipo de situação, se sobressai em desempenho contra Bottas.

Ninguém para o Hamilton na chuva

Hamilton, entretanto, é uma lenda na chuva e tem boas performances, alcançando um ritmo de prova constante e veloz. Ele tende a ser melhor que Max, que apesar de rápido, é muito agressivo e em suas últimas temporadas cometeu erros cruciais.

A Ferrari mais uma vez, conquista uma posição interessante no grid, com ambos os carros à frente das duas McLarens. Vale ressaltar que Carlos Sainz, vai largar da quinta colocação, seguido de Pierre Gasly. Dessa forma, o espanhol ganha fôlego na disputa interna dentro da escuderia italiana.

Charles Leclerc, após duas pole positions seguidas, sairá na sétima posição, o que anima muito o confronto entre ele e Lando Norris, que vem logo atrás, e promete ser muito bom.

Daniel Ricciardo, mais uma vez, não acompanha o ritmo esperado para ajudar Norris na empreitada contra as Ferraris, com um apagado décimo lugar.

Adaptação de Fernando Alonso e Vettel pressiona

Fernando Alonso, se mostra mais adaptado ao modelo da Alpine e superou Esteban Ocon. O piloto francês renovou com a equipe até 2024, afastando de uma vez por todas, os rumores de sua ida para a Mercedes.

Foto: Jackson Robinson

O 11º lugar, é crucial na dança das cadeiras do terceiro pelotão. Caso o resultado da largada seja progressivo, ganhando posições no grid, o que reflete o bom desempenho das últimas corridas.

Apesar do abandono de Ocon em Baku, Alonso ganhou muitas posições arrancando no campeonato. Pierre Gasly, está muito bem colocado, mas a Alpine aposta em uma corrida de recuperação, que pode render bons frutos contra seus rivais diretos.

Sebastian Vettel chega em décimo segundo, bem animado com os pontos ganhos no Azerbaijão. Pressionando o jovem Esteban Ocon, ambos devem fazer uma boa briga logo nas primeiras voltas, incluindo a largada.

Vettel vai precisar de mais do que ânimo para escalar no grid, pois seu companheiro de Equipe, Lance Stroll, estará na última fila. As expectativas no campeonato em cima do alemão, são de reviver uma batalha contra Fernando Alonso.

Assim, a parte final do grid, não tem muitas novidades e apenas reforça alguns estereótipos. Kimi Raikkonen, superou somente Stroll e Nikita Mazepin, dando margem a muitos críticos que dizem que Raikkonen é um ex-piloto que ainda está atuando, por não ter um ritmo de corrida forte. Kimi ainda não respondeu essas críticas.

Antonio Giovinazzi, é décimo terceiro e George Russell décimo quarto, piloto este que está de olho no assento de Bottas. Mick Schumacher, fez a melhor colocação até agora ficando em 15º, seguido de Nicholas Latifi.

Apesar de corridas sem muita animação, vale a pena acompanhar este ano, que proporciona boas provas, em todos os circuitos.

One thought on “Max Verstappen é pole, seguido de duas Mercedes”
  1. Espetacular, a reportagem traz uma visão bem completa sobre a fórmula1, além de falar sobre a atual temporada, traz também uma visão muito interessante sobre as temporadas passadas, a reportagem narra muito bem as disputas que estão acontecendo entre o pódio da fórmula 1, e a reportagem também traz um interesse muito grande para assitir a fórmula 1 e ver no que vai dar essas disputas.
    Reportagem muito boa, realmente trouxe um interesse muito grande de assitir as corridas de fórmula 1 e trouxe tambem uma vontade enorme de ler outras reportagens para ficar por dentro das notícias, parabéns para quem escreveu a reportagem 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *