Foto: Valquir Aureliano
Com um primeiro tempo avassalador, o Tricolor marcou 3 gols em 6 minutos e venceu o São José por 3 a 1.
Na manhã de sábado (26), o Paraná Clube recebeu o São José pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O Tricolor buscava a sua primeira vitória na competição para sair da lanterna do grupo A. Já o São José queria marcar o seu primeiro gol na competição e se afastar da ZR.
Paraná Clube 3 x 1 São José-RS
O time da casa já mostrou a que veio, partindo para o ataque desde o primeiro instante da partida. Já aos 6 minutos, o atacante Gustavo França fez boa jogada individual e armou o arremate para o gol, mas o chute foi bloqueado pela defesa. Alguns minutos depois, mais uma chegada do Paraná. O atacante Reis chutou forte, mas o goleiro Fábio Rampi fez boa defesa.
O gol do Tricolor estava amadurecendo e, finalmente, ele saiu aos 13 minutos. Após finalização de fora da área de Adriano Junior, o goleiro da equipe gaúcha não conseguiu encaixar a bola e ela foi parar nos pés de Reis, que empurrou para as redes. Paraná na frente, 1 a 0.
Seria longa a manhã de Fábio Rampi, pois 2 minutos depois do placar ser aberto, o goleirão do São José saiu jogando errado e a bola veio de graça para o lateral Alex Murici. Ele aproveitou que o guarda redes estava adiantado (e o frio que fazia na capital paranaense) para encobri-lo. Golaço na Vila Capanema. Tricolor 2 a 0.
O começo do Paraná foi avassalador, pois, aos 19 minutos, o placar foi ampliado. Após contra-ataque, Gustavo França ingressou na grande área, puxou para o meio e fuzilou para o gol, sem chances para Fábio Rampi. Goleada em Curitiba, 3 a 0 tricolor.
A primeira grande chance para a equipe visitante veio somente aos 21 minutos, mas o goleiro Bruno Grassi, fazendo a sua primeira participação na partida, fez tranquila defesa. Conforme a partida prosseguia, a equipe gaúcha tentava esboçar alguma reação, mas esbarrava no nervosismo.
O Paraná quase chegou ao quarto gol após finalização para fora de Gustavinho, mas o jogo permaneceu morno até o apito final da primeira etapa. Tricolor na frente, 3 a 0.
Segundo tempo
O São José saiu pro ataque, tentando recuperar o prejuízo, mas não conseguia ameaçar a área paranista com perigo. A primeira chance surgiu a partir de uma boa cobrança de falta de Everton Bala. O goleiro Bruno Grassi até saltou, mas não conseguiu alcançar a bola, que saiu pela linha de fundo.
O Zequinha, como é conhecido o time gaúcho, começou a crescer no jogo, mas as melhores chances surgiam a partir de chutes de fora da área. A partida ia esfriando, mesmo com o São José no ataque.
Aos 33 minutos, após trapalhada, o zagueiro Hurtado perdeu a bola e foi obrigado a fazer a falta rente a linha da grande área. Por conta da dura chegada, o árbitro da partida mostrou o vermelho direto. Paraná com um a menos em campo. Mesmo com a expulsão, o Zequinha não conseguia aproveitar a superioridade em campo para converter as jogadas em gols. O Tricolor, por sua vez, recuou a sua marcação e valorizou a posse de bola.
Quase no apagar das luzes, o São José teve um pênalti a seu favor. O zagueiro Jonathan Costa errou o tempo da bola e derrubou o jogador da equipe gaúcha na área. Na cobrança, o goleiro Fábio Rampi, que tinha falhado nos dois primeiros gols do time paranaense, buscou se redimir e bateu com categoria para diminuir o placar. É o primeiro gol do São José no Brasileirão da Série C, 3 a 1.
Sem tempo para mais nada, o apito final foi soado. O Paraná Clube garantiu a sua primeira vitória no campeonato e saltou para a 7ª colocação, com 4 pontos. Já o Zequinha caiu para a lanterna da competição, somando apenas 2 pontos em 5 partidas.
O tricolor volta a campo no domingo (04), quando viaja até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma, às 18h. Já o São José recebe o Mirassol em Porto Alegre, também no dia 04/07, às 11h.
Ficha técnica
Paraná Clube x São José-RS
Local: Vila Capanema, Curitiba – PR.
Data: 26 de junho de 2021 (sábado).
Horário: 11h (horário de Brasília).
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA).
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Daniella Coutinho Pinto (BA).
Paraná Clube: Bruno Grassi; Alex Murici (Pedro Costa), Jonathan Costa, Vinicius Guarapuava (Hurtado) e Danilo; Moisés Gaúcho, Adriano (Rômulo) e Kriguer (Lucas Abreu); Gustavinho, Reis e Gustavo França (Ebere).
Técnico: Maurílio Silva.
Cartões Amarelo: Guarapuava, Jonathan Costa, Murici e Bruno Grassi.
Cartão Vermelho: Hurtado.
Gols: Reis 13’, Alex Murici 16’, Gustavo França 19’.
São José-RS: Fábio; Gabriel Castro (Mardley), Pablo, Bruno Jesus e Marcelo; Lissandro e Fabiano; Leilson (Claudio Maradona), Maxi Rodríguez (Chrystopher) e Everton Bala; Bruno Mota.
Técnico: Hélio Vieira
Cartões Amarelo: Maxí Rodríguez, Bruno Mota, Gabriel Castro e Maradona.
Gol: Fábio Rampi 90+4’