Foto: Lucas Figueiredo

Após 35 anos Brasil volta vencer o Paraguai fora de casa e mantém o 100% nas eliminatórias

Nesta noite Paraguai e Brasil se enfrentaram no Defensores Del Chaco pela 8ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com um gol em cada tempo a seleção brasileira construiu seu resultado para pôr fim no jejum de vitória em terra Paraguaia que já duravam 35 anos.

Além dos três pontos, a vitória de hoje deu a seleção a ampla vantagem agora para a segunda colocada Argentina, já que o Brasil soma 18 pontos com 6 jogos disputados é o hermanos tem apenas 12 pontos. Esse é o melhor início da seleção nas eliminatórias em toda história.

Paraguai 0 x 2 Brasil

A seleção entrou para a partida de hoje com 4 alterações em relação a partida da última sexta feira contra o Equador, ele optou pelo mesmo esquema ofensivo que terminou a partida, com Neymar jogando vindo de trás, Gabriel Jesus na ponta direita, Ricarlison na esquerda e Firmino de Centroavante. Sem a bola Neymar era o jogador mais avançado.

Com um time mais ofensivo não demorou muito para estratégia começar a funcionar, logo aos 4 minutos, Marquinhos em uma bola longa achou Gabriel Jesus na direita que dominou com perfeição, foi até a linha de fundo e cruzou, a bola chegou até o Neymar que com muita tranquilidade escolheu o canto e abriu o placar.

A resposta dos paraguaios veio aos 8 minutos, após a bola ser rebatida mal pela zaga brasileira, Alderete chutou forte e Ederson que também ganhou oportunidade de ser titular fez uma grande defesa. Aos 12 minutos após bola recuperada no campo de ataque, Fred serviu Richarlison, o atacante bateu desequilibrado e Silva conseguiu evitar o segundo.

Jogando em casa, em desvantagem no placar o Paraguai tentava reter mais a bola e conseguiu tirar o ímpeto da seleção brasileira, aos 23 minutos após uma bola invertida de Júnior Alfonso, o lateral direito Rojas cruzou para trás e Almiron chegou finalizando a bola explodiu no Militão, se passa só zagueiro era o empate.

Em velocidade o Brasil desceu pelo lado esquerdo após bela jogada de Alexsandro que viu bem a infiltração do Richarlison que tocou a bola para entrada da área e Neymar chegou finalizando, a bola explodiu no Júnior Alonso. Aos 34 minutos Neymar bateu falta com muito perigo e assustou o goleiro Silva.

No final da primeira etapa, ainda deu tempo de Rivarlison marcar, porém o gol foi anulado. O atacante da amarelinha estava um pouco à frente. As duas equipes foram para o vestiário com um placar favorável para o Brasil.

Foram 45 minutos com uma superioridade da seleção canarinho, com maior posse de bola, uma agressividade ao perder bola, não atoa a seleção somou 9 desarmes no primeiro tempo. É claro que o nível técnico conta muito, e o Brasil soube aproveitar isso na individualidade Neymar vem sobressaindo, é o principal responsável pelas jogadas de ataque da seleção.

Com o quarteto ofensivo, Firmino ganhou papel tático importante, já que o atacante precisa recompor a marcação para deixar Neymar mais avançado, era um Brasil com uma linha de 5 na frente da área, talvez essa seja a explicação para o Brasil não sofrer tanto. A proposta dos paraguaios era se defender, já que Berizo mandou a campo uma equipe bom 3 zagueiros, formando uma linha de 5 na defesa e 3 volantes, era claro que perderia força no ataque já que Romero jogava mais enfiado e não tinha aproximação.

Na volta do intervalo Tite voltou voltou com um time ainda mais leve, já que o Paquetá ganhou vaga na equipe no lugar de Fred que já tinha amarelo. O Brasil foi quem assustou primeiro, a seleção recuperou a bola no campo de ataque e Gabriel Jesus tocou para Neymar que quase marcou o segundo.

Novamente em velocidade o Brasil chegou com Richarlison, o atacante fez uma grande jogada e finalizou Guatavo Gómez conseguiu travar e evitou o segundo da seleção brasileira. O Paraguai conseguiu uma leve pressão em um trecho da segunda etapa, mas faltava qualidade para transformar a posse em chances reais de gols.

Era bem nítido que o Paraguai buscando o empate iria ceder espaços para o Brasil, e vou assim que nasceu o segundo gol da seleção, Neymar puxou o contra ataque e serviu Paquetá que livre na direita bateu no contrapé do goleiro Silva, era o gol para sacramentar a vitória de um grupo que viveu momentos conturbadas.

Resultado merecido para a seleção que tem mais qualidade, soube jogar no erro do adversário, não deu espaços para o Paraguai e foi letal nas oportunidades que teve. Venceu quem buscou mais o gol e foi recompensado, Brasil que espanta quaisquer sinal de crise pelo menos dentro de campo, e chega com moral para a Copa América ja que os dois jogadores decidiram jogar.

Ficha técnica

Paraguai X Brasil
Local
: Defensores Del Chaco, Assunção-PAR.
Data: 08 de junho (Terça-feira).
Horário: 21h30 (Horário de Brasília).
Arbitragem: Patrício Loustau (Árbitro) Ezequiel Brailovsky (Assistente 1) Gabriel Chade (Assistente 2) Mauro Vigliano (VAR) todos da Argentina.

Paraguai: Antony Silva, Rojas, Gustavo Gomez, Alderete, Júnior Alonso, Gaston Gimenez, Lucena (Cardozo) Villasanti, Arzamendia, Almiron, Angel Romero (Samudio),
Técnico: Eduardo Berizo.
Cartões amarelo: Gustavo Gomez, Brarreiro e Alderete.

Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Militão, Alexsandro, Casemiro, Fred (Paquetá), Neymar, Richarlison (Gabriel), Gabriel Jesus (Everton), Firmino (Douglas Luiz).
Técnico: Tite.
Gols: Neymar e Lucas Paquetá.
Cartões amarelo: Fred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *