Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com dois tempos distintos a seleção brasileira venceu o Equador no Beira-Rio

Nesta noite Brasil e Equador se enfrentaram no Beira Rio em jogo válido pela 5ª rodadas das eliminatórias sul-americana para Copa do Mundo, e com gols de Richarlison e Neymar na segunda etapa, a seleção conseguiu vencer a partida para abrir vantagem na liderança e manter o 100% de aproveitamento na competição.

Agora na próxima terça-feira (8), a seleção irá enfrentar o Paraguai e vai em busca de mais 3 pontos para tentar atencipada sua ida para o Catar. Já o Equador que fica na terceira posição com 9 pontos, também na terça enfrenta o Peru.

Brasil 2 x 0 Equador

Nos dias atuais já vimos diversas vezes que não existe mais bobo no futebol, se poucos anos atrás quando a seleção enfrentava esses países de menor expressão era esperado por todos torcedores uma goleada. Mas as coisas mudaram e hoje o Equador conseguiu complicar bastante o jogo.

Jogando no Beira Rio o mínimo que o Brasil deveria fazer era começar pressionando para buscar o gol nos minutos iniciais, seria um cenário perfeito para amenizar o momento turbulento que a seleção passou durante essa semana após a Copa América ser confirmada no nosso país.

Foram 15 minutos de um Brasil que tinha a posse, mas encontrava dificuldade para sair de trás com a bola no chão já que o Equador subiu suas linhas. A primeira chance da seleção apareceu apenas aos 20 minutos, Neymar cobrou falta e o goleiro Dominguez fez a defesa.

Pela primeira vez no jogo o Brasil conseguiu pressionar o adversário, aos 24 minutos em jogada pela direita Gabigol recebe do Richarlison e bate rasteiro o arqueiro equatoriano consegue fechar o ângulo e executou uma boa defesa.

Com 30 minutos de jogo foram apenas duas finalizações da seleção brasileira, pouco contra um adversário muito inferior. Aos 40 minutos o Brasil conseguiu balançar as redes, mas Gabigol estava à frente do último defensor e não foi validado.

Foi um primeiro tempo muito abaixo da seleção, que teve 66% de posse trocava passes de um lado para o outro mas não conseguiu a infiltração para finalizar contra a meta do Dominguez, era necessário repertório e faltou a seleção nos 45 minutos iniciais. Talvez o extra campo tenha atrapalhado o rendimento do time, não deveria.

Na volta do intervalo quem chegou primeiro foi o Equador, após cobrança de escanteio Mendez ficou com a sobra, chuta forte a bola subiu assustando o goleiro Alison. Precisando do resultado é sem sofrer riscos, Tite abriu mão de um volante e colocou mais um atacante, a substituição deu certo.

Não demorou muito para surtir resultado a estratégia do Tite que mudou a forma de jogar e foi recompensado. Aos 19 minutos Neymar recuperou a bola no campo de ataque tocou para Richarlison livre pela esquerda ele bateu cruzado e o goleiro Dominguez aceitou. Na comemoração todos jogadores correram na direção do professor Tite.

Com a vantagem as oportunidades começaram aparecer, aos 25 minutos Gabriel Jesus chutou forte e exigiu boa defesa do goleiro equatoriano. Na sequência da jogada Gabriel Jesus que entrou bem no jogo serviu o Gabigol ele bateu firme mas Dominguez fez uma boa defesa.

Antes de deixar o gramado Gabigol teve mais uma oportunidade, após contra-ataque puxado por Neymar foi a vez de Richarlison servir Gabriel Barbosa que livre dentro da pequena área perdeu uma grande oportunidade.

Com a saída do Fred, o Paquetá foi recuado para fazer a função de segundo volante e cresceu muito no jogo. Jogando de frente para o gol, ele era o homem que roubava a bola no campo de ataque e colocava intensidade para o Brasil construir as jogadas.

Aos 43 minutos Gabriel Jesus foi derrubado na área, após a confirmação no VAR o árbitro marcou a penalidade. O camisa 10 Neymar foi para a bola, e acabou batendo mal, Dominguez fez a defesa, porém o goleiro equatoriano se adiantou e Neymar teve a segunda chance o atacante não desperdiçou, marcou o segundo da seleção.

Por tudo que foi noticiado durante as horas que antecederam a partida de hoje, a seleção conseguiu o mais importante que eram os 3 pontos. Se não fez um bom jogo, conseguiu o mais importante que era um resultado positivo para manter a tranquilidade de um grupo que vem sendo pressionado pelo presidente da seleção. Se teremos esses jogadores para Copa América ou não, ainda é incerto. Mas Casemiro ao deixar o campo deixou bem claro que a opinião de todos jogadores é não atuar, a ver como ficará essa situação.

Ficha técnica

BRASIL X EQUADOR
Local: Beira Rio, Porto Alegre-RS.
Data: 04 de junho (Sexta-feira).
Horário: 21h30 (horário de Brasília).

Arbitragem: Alexis Herrera (VEN) apita a partida. Ele conta com o auxílio Carlos Lopez (VEN) e Jorge Urrego (VEN). Cristian Garay (CHI) é o árbitro responsável pelo VAR.

Brasil: Alison, Danilo, Militao, Marquinhos, Alexsandro, Casemiro, Fred (Gabriel Jesus), Paqueta, Neymar, Richarlison, Gabriel Barbosa (Firmino)
Técnico: Tite.
Gols: Richarlison e Neymar.
Cartões amarelo: Fred e Éder Militão.

Equador: Domínguez, Ángelo Preciado, Arboleda, Arreaga, Estupiñán, Franco, Jhegson Méndez (Estrada), Gruezo, Mena (Cazares) , Ayrton Preciado (Fidel Martínez), Valencia (Caicedo).
Técnico: Gustavo Alfaro.
Cartões amarelos: Valencia, Ayrton Preciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *