Foto: AFP
Cristiano Ronaldo sofreu com marcação e falta de espaços, mas Chiesa resolveu par a os bianconeros
Na tarde desta quarta-feira (19), a Juventus conquistou a sua décima quarta Copa Itália contra a Atalanta, no Mapei Stadium, a quinta nas últimas sete temporadas. As duas equipes agora voltam as atenções para a rodada decisiva do Campeonato Italiano, onde brigam por vaga na Champions League. A Juventus precisa vencer seu jogo, contra o Bologna e torcer para Milan e Napoli não vencerem seus jogos, sendo que o Milan enfrenta a Atalanta, que precisa de um empate para se garantir.
O primeiro tempo foi bem equilibrado, e as duas equipes buscaram o jogo pelo meio. A Juventus entrou com 3 volantes, obrigando a Atalanta a investir em descidas pelas pontas do campo. A primeira grande chance apareceu aos 24′ com Freuler chutando a bola pra fora, após falha de Betancur. O gol da Juve saiu aos 30′ após CR7 ser travado, Kulusevski mandou uma bomba no ângulo e abriu o placar. Aos 41′, mesmo com o meio campo povoado, a Juventus deixou espaço na entrada da área, onde estava Malinovskyi que dominou, e bateu forte para empatar.
Na segunda etapa, o jogo caiu de produção nos primeiros minutos, até que aos 14′ Cristiano Ronaldo em um passe genial de calcanhar deixou Chiesa na boa para marcar o gol de desempate, mas ele acertou o poste esquerdo do goleiro. Aos 28′ a Juventus conseguiu desempatar, após boa jogada com Kulusevski, Chiesa tocou na saída do goleiro para colocar a Juve na frente. A Atalanta até buscou desesperadamente o gol de empate nos minutos finais, mas não teve chances claras e esbarrou no ferrolho defensivo montado por Pirlo, que adicionou mais um zagueiro ao time e fechou a defesa. Assim, a Juventus foi campeã de seu segundo título na temporada: antes havia conquistado também a Super Copa da Itália em janeiro. E CR7 conquistou seu trigésimo quarto título na carreira, e com isso chegou a outra marca: ganhou todos os nacionais possíveis em Inglaterra, Espanha e Itália.
FICHA TÉCNICA
Atalanta x Juventus
Local: Mapei Stadium, Régio da Emília – Itália.
Data: 19/05/2021 (quarta-feira).
Horário: 16h (horário de Brasília).
Arbitragem: Apitou o árbitro Davide Massa assistido por Matteo Passeri e Alessandro Costanzo. O quarto árbitro foi Marco Di Bello.
Atalanta: Gollini, Hateboer (Ilicic), Rafael Tolói (Djimsiti), Romero, Palomino, Gosens (Miranchuk), De Roon, Freuler, Malinovskyi (Pasalic), Pessina (Muriel), Zapata.
Técnico: Gian Piero Gasperini.
Cartões Amarelos: Malinovskyi, Ilicic, Romero, De Roon, Freuler.
Cartão vermelho: Rafael Tolói.
Gol: Malinovskyi.
Juventus: Buffon, Danilo, De Ligt, Chiellini, Cuadrado, McKennie, Bentancur, Rabiot, Chiesa (Dybala), Cristiano Ronaldo, Kulusevski (Bonucci).
Técnico: Andrea Pirlo.
Cartões Amarelos: Chiellini, De Ligt.
Gols: Kulusevski e Chiesa.