Créditos: Jeff Bottari/Getty Images.
Depois de um jejum de nove meses sem lutar, o brasileiro não conseguiu nem passar do primeiro round
A disputa de pesos pesados entre Augusto Sakai e Jairzinho Rozenstruik aconteceu na luta principal do UFC Vegas 28, encampada no UFC Apex, em Las Vegas. Depois do duelo, o brasileiro disse estar de coração partido e agradeceu aos fãs pelas mensagens de apoio.
O combate começou morno. Os lutadores fitaram e lançaram golpes na longa distância, mas eles ficaram a maior parte do tempo se estudando. O ritmo sem pressa fazia parte da estratégia de Sakai, que tentou emular o estilo de Cyril Gane. O francês dominou Rozenstruik em fevereiro deste ano com base no volume de golpes e na movimentação.
Esse jogo também parecia estar funcionando para Sakai também. Ele acertou bons chutes baixos, mas depois da metade do round, Rozenstruik contragolpeou os chutes com socos fortes que passaram assobiando pelo brasilero.
O nocaute
A ameaça dos punhos deixou o Sakai hesitante, e faltando menos de dez segundos para o fim do primeiro assalto, o surinamês achou a distância e acertou mãos pesadas que derrubaram o brasileiro. Quando o este caiu no chão, Rozenstruik golpeou sem piedade e o árbitro interrompeu o duelo faltando um segundo para o intervalo.
Nas redes sociais, alguns espectadores criticaram a interrupção, mas dificilmente Sakai conseguiria voltar para o segundo round com qualidade, considerando que ele mal se mantinha em pé quando foi atendido pelos médicos. Assim, o árbitro garantiu que o brasileiro não sofresse uma segunda concussão.
Com a vitória, Rozenstruik quebra a sequência de derrotas que durou mais de um ano e ele se credencia para enfrentar os atletas do top cinco. Os dois competidores logo acima do surinâmes no ranking, Alexander Volkov e Curtis Blaydes, poderiam definir a próxima apresentação dele.
Volkov, assim como Rozenstruik, é um trocador, o que provavelmente renderia uma batalha de luta em pé. Blaydes, por outro lado, foi wrestler All-American na universidade, e ele exigiria que o surinamês estivesse com a defesa de queda em dia para vencer.
Saída do top 10
Para Sakai, a performance de sábado o coloca em uma sequência de duas derrotas seguidas por nocaute, e ele provavelmente sairá da lista de dez melhores da categoria até 120 quilos. Na luta anterior a do brasilero, Marcyn Tybura, o 11º do ranking, venceu Walt Harris, o 8º.
Harris também vem de reveses consecutivos. Assim, ele e Sakai poderiam fazer um duelo em busca da redenção: a vitória deve eleger qual deles continuará competindo no maior octógono do mundo.