Foto: Site Oficial/São Paulo
Com gols de Luan e Luciano, São Paulo vence o Palmeiras no Morumbi e conquista o Campeonato Paulista
Em jogo válido pelo segundo jogo na decisão do Campeonato Paulista, o São Paulo bateu o Palmeiras por 2 a 0 no Morumbi e volta conquistar um título após 9 anos. O tricolor não ganhava o Paulistão desde 2005, e conseguiu vencer a competição em cima de um rival.
O São Paulo que levou como prioridade a competição desde o início, fez a melhor campanha, teve o melhor ataque, fez por merecer a conquista. Além do título o São Paulo leva pra casa 5 milhões para casa, já o Palmeiras recebe 2 milhões com o vice-campeonato.
SÃO PAULO 2X0 PALMEIRAS
Como em toda final de campeonato, e toda responsabilidade que envolve cada detalhe do jogo, era de se esperar um jogo com o mesmo repertório da última quarta-feira, e não foi diferente. As duas equipes estavam mais preocupadas com a marcação, do que propriamente chegar ao campo de ataque.
O Palmeiras que jogando fora de casa detém uma enorme invencibilidade, começou o jogo a vontade. O Verdão trocava passes e tentava incomodar em bolas longas para o Rony que era o jogador mais agudo do Alviverde no jogo. A primeira jogada de perigo inclusive saiu dos pés dele, o camisa 7 chutou e Volpi bem posicionado fez a defesa.
Em duelos como o de hoje é decidido por detalhes, foi o que faltou ao Danilo Barbosa, aos 11 minutos Rony tocou para o volante e ele bateu sem direção desperdiçando uma grande oportunidade para o Verdão largar na frente do marcador. Em velocidade pela direita, Rony foi até a linha de fundo e cruzou rasante, a bola passou por toda extensão da área.
Após essas chegadas do Palmeiras, o jogo caiu de produção. Já era um jogo amarrado, ambas equipes esperando um erro do sistema defensivo para se aproveitar e chegar no campo de ataque.
O São Paulo que ainda não havia finalizado contra a meta de Weverton, foi letal no seu primeiro chute no gol. após cruzamento de Reinaldo, Felipe Melo afastou e a bola sobrou para o Luan, o volante contou com a sorte, a bola desviou no Felipe Melo, matando o goleiro Weverton. Tricolor na frente no Morumbi.
Foi um primeiro tempo brigado, com poucas chances de gols, mesmo com um controle maior de jogo, foi o São Paulo que desceu para os vestiários no intervalo com a vantagem. Melhor para o Tricolor que mesmo com dificuldade na sua transição e vendo o adversário sendo superior na primeira etapa, conseguiu converter em gol a sua única chance de gol até então.
Precisando do resultado Abel Ferreira, mexeu na equipe. Felipe Melo e Danilo Barbosa não voltaram para a segunda etapa e colocou a juventude, Patrick di Paula e Danilo. Já Hernan Crespo, optou pela entrada de Luciano no lugar do Pablo que foi muito bem marcado e não fez um bom primeiro tempo.
A escolha do Hernan quase deu resultado logo de cara, aos 6 minutos Luciano invadiu a grande área e bateu forte, Luan chegou na hora certa e travou o chute, evitando o segundo gol do São Paulo. Com a entrada do atacante o Tricolor ganhou poder ofensivo, o Palmeiras não tinha a mesma facilidade para sair jogando.
Com 15 minutos da segunda etapa e atrás no placar, Abel fez mais duas alterações tentando mudar o panorama do jogo. Coincidência ou não, o Verdão que ainda não tinha assustado na segunda etapa, chegou pela primeira vez com Patrick di Paula. Logo na sequência o Alviverde quase marca com Wesley, mas Miranda chegou na hora H para evitar o empate.
Era evidente que os espaços iram começar aparecer para o São Paulo, o tricolor veio trocando passes e Gabriel Sara com espaços bateu forte, mas a bola subiu. No lance seguinte com a linha alta e o São Paulo mais a vontade no jogo, o tricolor recuperou a bola no campo de ataque e após cruzamento da esquerda Luciano livre dentro da área marcou o segundo gol.
Em desvantagem no placar, o Palmeiras precisou se mandar para o campo de ataque e o São Paulo conseguia chegar. Rodrigo nestor cruzou na área a bola encontrou Luciano ele escorou Gabriel Sara perdeu um gol feito. No conta-ataque foi a vez do Palmeiras desperdiçar uma grande oportunidade, Wesley chutou e exigiu boa defesa do Volpi.
Venceu a equipe que foi mais feliz nas raras oportunidades que teve, um bom time precisa de sorte e foi assim que surgiu o primeiro gol, após a bola desviar em Felipe Melo. O Palmeiras sentiu muito o primeiro gol e não conseguiu fazer um bom jogo na segunda etapa, méritos do São Paulo e Hernan Crespo que inibiu as principais ações do Verdão. Fato é, que após quase uma década o Tricolor é campeão novamente.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS
Local: Estádio Morumbi, São Paulo-SP.
Horário: 16h (horário de Brasília).
Data: 23 de maio de 2021.
Arbitragem: Raphael Claus apita a partida. Ele conta com o auxílio de Daniel Paulo Ziolli e Neuza Ines Back.
SÃO PAULO: Volpi, Arboleda, Miranda, Léo, Igor Vinicius, Luan (Rodrigo Nestor), Lizieiro, Gabriel Sara, Reinaldo, Igor Gomes, Pablo (Luciano)
Técnico Hernan Crespo
Gols: Luan e Luciano.
Cartões amarelo: Igor Gomes (Rojas), Lizieiro, Hernanes
PALMEIRAS: Weverton, Luan (Gabriel Menino), Gustavo Gomez, Renan, Mayke, Felipe Melo (Danilo), Danilo Barbosa(Patrick di Paula), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa), Victor Luis (Wesley), Rony, Luiz Adriano
Técnico Abel Ferreira
Gols
Cartões amarelo: Lucas Lima, Renan, Wesley