Imagem: Thomas Coex/AFP
Após a imunização de quase um quarto da população francesa contra a Covid-19, o governo antecipa a flexibilização das medidas restritivas
Em reunião do Conselho de Defesa da Saúde junto com o Conselho de Ministros nesta quarta-feira (16), Jean Castex, primeiro-ministro da França, anunciou novas medidas de restrição contra a Covid-19 para os franceses.
Em primeiro lugar, o uso de máscara ao ar livre deixa de ser obrigatório a partir desta quinta-feira (17), inclusive nos pátios das escolas. Porém, deverá ser utilizada em locais de encontro como mercados, filas, arquibancadas, etc. Além disso, o toque de recolher, atualmente definido das 23h às 6h, será suspenso a partir do próximo domingo (20), dez dias antes da data originalmente escolhida.
“Não há mais argumentos para defender essa medida, não há aglomeração de fora, e ela se tornou insuportável para todos”, de acordo com o ministro.
O governo também está garantindo que o levantamento antecipado de certas restrições não resulta na perda do fluxo da vacinação. O primeiro-ministro pede para os franceses não desistirem e a continuarem a fase de imunização, ainda que a situação esteja melhorando.
De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde, mais de 44 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 já foram aplicadas e cerca de 21% dos franceses já estão totalmente vacinados.
Excelente matéria. Não vejo a hora de ser no Brasil.