Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Após contabilizar 401.993 novos casos e elevar o número total de infectados, a Índia segue batendo recordes sucessivos de pessoas infectadas pelo coronavírus. O país é o primeiro a chegar a esse número de infecções em um dia durante a pandemia.
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 401.993 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de infectados no país a 19,1 milhões. O registro ainda aponta que 3.523 pessoas morreram nas últimas 24 horas, totalizando agora 211.853 óbitos pela doença.
Especialistas afirmam que os números reais são muito mais elevados, pois a Índia não consegue fazer testes de diagnóstico suficientes e os registros sobre as causas das mortes não são eficientes.
O país passa por uma onda de contágios e sofre uma vacinação ainda lento. Com o sistema de saúde em colapso, crematórios e cemitérios no limite, o governo tem sido criticado pela condução do combate à pandemia. O País baixou a guarda com multidões de aglomeração nas ruas e segunda onda saiu de controle após o governo indiano ter falado em “fase final da pandemia” em março, e flexibilizar as medidas de restrição.
“O que vimos na Índia é claramente o resultado de muitos terem baixado a guarda. Em certo momento, a primeira onda estava quase sob controle, e as pessoas lentamente pararam de manter certas medidas salvadoras de vidas, como usar máscaras” avalia Udaya Regmi, diretor para a Ásia da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.