Nave foi o primeiro equipamento a fazer um voo motorizado e controlado em outro planeta
A direção da Agência Espacial NASA comunicou, nesta quinta-feira (25), que chegou ao fim a missão do helicóptero Ingenuity que ocupava Marte após quase três anos.
A nave que foi o primeiro equipamento a fazer um voo motorizado e controlado em outro planeta teve pelo menos uma de suas quatro lâminas do rotor danificadas e não poderá voar novamente.
Em um vídeo postado no X, antigo Twitter, o diretor da NASA, Bill Nelson, anunciou que hoje o helicóptero Ingenuity havia voado pela última vez em Marte.
“É um momento agridoce para mim, quando tenho que anunciar que o Ingenuity, o pequeno helicóptero que fez muito mais do que pensávamos ser capaz, fez seu último voo”, disse o diretor.
Missão em Marte
A missão do helicóptero Ingenuity foi criado como uma demonstração de tecnologia que deveria realizar até cinco voos experimentais em 30 dias. Movida a energia solar, funcionou por quase três anos.
Logo após os voos experimentais, sua segunda missão foi de explorar o planeta, onde realizou 72 voos e egistrou mais de duas horas de voo sobre o deserto do planeta Marte.
Em um postagem também no “novo Twitter”, a página da Agência divulga imagens da nave e confirma os danos do equipamento.
Foto de capa: (NASA/JPL – Caltech)