Foto: Reprodução/Carolina Antunes/PR
Jair Bolsonaro condecorou aliados com medalha conhecida na área da saúde
Paulo Guedes é um dos 12 ministros do governo atual que receberam a condecoração dada pelo presidente da república Jair Bolsonaro. Ao todo são 24 homenageados incluindo Michelle Bolsonaro, a primeira dama, e alguns senadores. A homenagem foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (28).
A premiação é dividida em três categorias: ouro (11 reconhecimentos, incluindo o de Michelle), prata e bronze (4). Entre os governistas homenageados estão os ministros Milton Ribeiro (Educação), Fabio Faria (Comunicações), Gilson Machado (Turismo), Carlos Alberto França (Relações Exteriores), João Roma (Cidadania), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcisio Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Walter Braga Netto (Defesa).
Além desses, a condecoração foi dada aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ambos aliados do governo no Congresso.
A honraria foi criada com com o objetivo de homenagear pessoas com destaque na área da saúde no Brasil, seja no campo das atividades científicas, educacionais ou administrativas.
Oswaldo Cruz foi um epidemiologista e fundador da instituição que leva seu nome.
A homenagem feita pelo presidente é mais de cunho político, considerando a lealdade e o empenho dos aliados ao presidente durante a pandemia da COVID-19.