Os socialistas venceram em cinco regiões e a centro direita venceu em seis

O Reagrupamento Nacional (RN), partido de extrema direita, foi derrotado no primeiro turno das eleições regionais na França, no último domingo (20). O País teve 13 eleições no primeiro turno. O segundo turno está marcado para o próximo domingo (27).

Os socialistas venceram em cinco regiões e a centro direita venceu em seis. A vitória da centro-direita foi considerável, podendo ser um indicativo político ao qual o País vem passando, que terá eleições presidenciais em 2022. Os franceses decidiram mudar o rumo das eleições presidencial, 15.786 candidatos concorreram a 4.108 assentos.

O partido de centro-direita, Os Republicanos, ficou em primeiro colocado em seis das eleições, já Os Socialistas ficaram em primeiro colocado em outras cinco. O partido A República Em Marcha, de Emmanuel Macron, líder da França, não obteve êxito nas eleições regionais, mas pode faz a diferença no segundo turno e impedir o avanço da ultradireita. O partido esperava obter 15% dos votos, mas apenas 10% dos eleitores votaram no A República Em Marcha.

Mais de 66% dos eleitores não compareceram para votar, o que foi considerado uma abstenção recorde. “O nível de abstenção é particularmente preocupante”, declarou o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

“Podemos falar em um colapso da participação eleitoral”, resumiu o cientista político Bruno Cautrès, pesquisador do Cevipof, citando como motivos “um efeito Covid muito importante”, mas também a “ausência quase total de uma campanha sobre os temas de regionalização”.

Foto: DT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *