De acordo com a notícia falsa, a motociata de teria estabelecido um novo recorde mundial
Créditos: Reprodução/Twitter Eduardo Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus aliados realizaram a manifestação no domingo (13) seguinte ao dia dos namorados. O evento percorreu parte da Rodovia dos Bandeirantes, nos arredores da cidade de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, a manifestação contou com 12 mil motos. Apesar disso, Para a deputada Bia Kicis (PSL-DF), uma das influenciadoras que divulgou a mentira, o número correto seria de 1.324.523 automóveis.
Guinness se pronuncia
A instituição dos recordes negou ter reconhecido o número, e disse que não divulga atos com viés político. Além disso, para que um novo marco seja reconhecido, é necessário que algum envolvido mandasse um pedido de registro, que costuma durar 15 semanas para ser avaliado.
Se o recorde fosse real, seria preciso que todas as 1.064.595 motos da capital paulista (número registrado pelo Denatran) e outras 295 mil tivessem participado.
A estatística inflada foi desmentida por um dos próprios organizadores do evento, o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), que estimou que um número entre 150 mil e 180 mil motos foram reunidas.
Promoção
O pastor Jackson Vilar, que nomeou o evento como “Acelera pra Cristo”, fez um sorteio para estimular a adesão de mais ativistas. Para concorrer ao prêmio prometido, era necessário preencher um formulário com CPF, nome completo e placa da moto usada para se dirigir ao local da manifestação.
A exigência dessas informações gerou controvérsias entre os ativistas. Vários clubes de motoqueiros inclusive criticaram o religioso, que segundo eles, queria tirar proveito do evento para se promover.