A convocação de nove governadores foi aprovada pela CPI da pandemia
Governadores de 17 estados e Distrito Federal entraram, na última sexta-feira (28), com recurso no STF para barrar as convocações votadas na CPI da pandemia, eles questionam se a CPI de fato teria o poder de convocar governadores, e pede para que o STF reavalie a decisão dos senadores.
Na quarta-feira (26 de maio), os senadores que integram a CPI votaram os governadores que deveriam ser convocados, estes em conjunto com o Palácio do Planalto concordam que os estados deveriam ser investigados por crimes de desvio e corrupção durante a pandemia.
No caso de convocação, não se é dado brecha para o governador escolher ou não participar, esta obrigatoriedade faz com que os demais estados temem cair na CPI logo logo, o que explica esta cúpula de 18 governadores preocupados.
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, será a relatora da ação movida pelos governadores, o pedido foi feito com intuito de determinar que CPIs não podem convocar chefes do Poder Executivo, ou que isso limite pelo ao menos os governadores.
Os mandatários também não satisfeitos enviaram uma carta ao senador e presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) pedindo a anulação das convocações, com o argumento de que seria uma interferência entre Poderes e que isso fere a devida separação entre tais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil