Foto: Agência Brasil/Reprodução
O presidente da Câmara se pronunciou nesta sexta (06) sobre o assunto
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (06) – em pronunciamento – que vai levar a questão do voto impresso para votação no plenário do Congresso Nacional. Na última quinta-feira (05) o projeto foi rejeitado na Comissão Especial que analisa a matéria.
“Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir”, afirmou Arthur Lira.
A Câmara dos Deputados deve decidir, na próxima segunda-feira (09), quando deve ser votada a Proposta de Emenda Parlamentar que trata do voto para as próximas eleições. Para a nova apresentação da proposta, o deputado federal, Raul Henry (MDB-PE), foi nomeado como relator.
Para que a matéria seja aprovada e promulgada, é necessário que haja, pelo menos, 308 votos, entre os 513 deputados e em duas rodadas de votação. Cerca de 12 partidos orientaram para que as bancadas votassem contra a PEC. São eles: PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, Solidariedade, PSol, PCdoB, PV, DEM e Rede. Os que votaram favoráveis à Proposta foram: PSL, PP, Podemos, PTB e o Republicanos.