Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
De acordo com o TSE, Lula ganha segundo turno das eleições presidenciais e se torna o 39° Presidente eleito pelo povo brasileiro
De acordo com a contagem de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e com 100% das urnas de todo o país apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República, contra seu rival Jair Bolsonaro. O TSE é o órgão responsável pela confirmação do resultado da eleição presidencial.
Hoje, dia 30 de outubro de 2022, ocorreu as eleições do segundo turno, no qual 156.454.011 eleitoras e eleitores estarão aptos a votar no segundo turno da eleições presidenciais desse ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Inicialmente, os candidatos concorrendo a presidência eram Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL.
Lula volta ao poder após 12 anos longe da política. Quando o presidente assumir, em janeiro de 2023, Lula (77) será o mais velho ocupante do cargo na história. Será sua terceira passagem pelo governo, que liderou em dois mandatos, de 2003 à 2010.
Além disso, o candidato recebeu apoio de diversos famosos durante sua campanha, e passou por uma candidatura tensa contra seu rival, Jair Bolsonaro.
A princípio, além da eleição presidencial, 12 outros estados realizarão as votações de segundo turno para escolher seu novo Governador. São casos como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. A apuração teve início às 17h de Brasília, horário de fechamento das urnas e quando começam a ser divulgados os primeiros resultados do segundo turno.