Presidente da CTCOVID19, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Marcelo Queiroga, ministro da saúde, está confirmado na reunião
Na próxima segunda-feira (21), às 9h, acontecerá mais uma reunião remota da comissão temporária interna do Senado Federal. A reunião tem como finalidade debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos respectivos prazos, bem como as medidas de combate à pandemia, e contará com a presença do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que está a frente da pasta desde março de 2021, após a demissão de Eduardo Pazuello.
A comissão temporária do Senado foi criada para acompanhar as questões de saúde pública relacionadas a Covid-19.
PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO
O plano nacional de imunização contra a Covid-19 teve sua versão final lançada em dezembro de 2020, onde ampliava o número de pessoas para serem vacinadas na primeira fase e memorando de entendimento com “intenção de compra” de vacinas.
Atualmente, no Brasil, enquanto o imunizante da Janssen não chega, apenas as vacinas do Instituto Butantan (CoronaVac), Oxford AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, estão sendo usadas no plano.
MEDIDAS DE COMBATE
Criada em abril de 2021, a CPI da Covid-19 foi instituída para investigar a postura do governo federal no enfrentamento da pandemia. E, em seus depoimentos, foram evidenciados irregularidades e omissões do poder executivo, como alteração de bulas para tratamentos sem comprovação científica e a não compra de imunizantes oferecidos ao Brasil.