Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC
O governo informou que não há prazo para o retorno do sistema.
O Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, uma agência federal de incentivo a pesquisa, está com seu sistema indisponível há quatro dias. A plataforma onde ficam disponibilizadas informações dos pesquisadores, pesquisas e diversos dados dos cientistas, teve seu servidor “queimado” e não há backup da Plataforma Lattes.
O CNPq é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que é responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas no Brasil. Na plataforma há diversos sistemas interligados como por exemplo as Plataformas Lattes, que abrigam o Currículo Lattes, o Diretório de Grupos de Pesquisa, o Diretório de Instituições e Extrator Lattes e a Plataforma Integrada Carlos Chagas Carlos.
A queda desses sistemas causa preocupação aos pesquisadores brasileiros e estrangeiros tendo em vista que é uma base de dados e referência na produção acadêmica
No Twitter, o CNPq esclareceu que o problema que causou a falta de acesso dos sistemas foi diagnosticado e os reparos para restabelecer iniciados e informou que ainda não há uma estimativa de da quantidade de conteúdo perdido. Ainda pontuou que o pagamento das bolsas de estudos implementadas não será prejudicado. “Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.”
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou junto à Comissão de Educação da Câmara, nesta terça-feira (27), enviou um requerimento para que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, seja convocado para esclarecer aos parlamentares sobre o “apagão” no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).