Foto: (Divulgação/rede sociais)
fim da série gera reclamações nas redes sociais
1899, série da Netflix, não será renovada para uma segunda temporada. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo roteirista da produção Baran Bo Odar. Dos mesmos criadores de Dark, a produção estreou em novembro de 2022 e virou sucesso entre o público e crítica especializada.
Nas redes sociais, Bo Odar disse estar triste por não poder continuar a história com uma segunda e terceira temporada, assim como fez com Dark. Vale lembrar que dia após a estreia de 1899, uma escritora brasileira acusou a série de plágio nas redes sociais.
“É com o coração pesado que temos que dizer que 1899 não será renovada. Adoraríamos ter encerrado essa jornada incrível na segunda e na terceira temporadas, como foi com Dark. Mas, às vezes, as coisas não acontecem conforme o planejado. É a vida. Sabemos que isso decepcionará milhões de fãs por aí. Mas queremos agradecer a todos do fundo de nossos corações por fazerem parte dessa aventura. Amamos vocês, nunca se esqueçam” diz o comunicado.
O cancelamento da série, gerou queixas nas redes sociais. A maioria das pessoas reclama que a série tinha um bom enredo e merecia continuação. Outros se queixam sobre os mistérios que não foram respondidos ao fim da primeira temporada – e que devem continuar sem explicações.
1899 e suposto caso de plágio
Dias após a estreia de 1899 na Netflix, a escritora brasileira de quadrinhos Mary Cagnin alegou na Internet que a série teria plagiado um trabalho seu, Black Silence, de 2016. Na publicação feita no Twitter, que não está mais disponível, Cagnin disse estar em “choque” por descobrir que a série 1899 era idêntica ao seu quadrinho. Na época, o caso ganhou destaque nas redes sociais. Alguns espectadores comentaram que também viram grandes semelhanças entre as produções.
Nem a autora e nem a Netflix comentaram o caso recentemente. Apesar de espectadores estarem relacionando a acusação ao cancelamento da produção, nenhuma das partes envolvidas confirmou que este foi o motivo para o fim de 1899.