O sistema integra a comunicação no trânsito e previne acidentes.
A ferramenta também descomplica a troca de informações entre motoristas, que poderão avisar uns aos outros sobre problemas detectados nas rodovias, como acidentes e animais à frente, além de incêndios, neblina, etc.
Suponhamos que você está dirigindo, o celular toca e uma ansiedade começa a te incomodar. Você dá tanta importância para aquela ligação que decide acreditar que atendê-la poderia mudar os rumos de sua vida e atende, em seguida você se acidenta, fratura a coluna e fica imóvel pelo resto da vida. Em outro caso, você pode está realizando uma manobra numa curva acentuada, mas não sabe que há pouco houve um deslizamento. Você até consegue frear a tempo, mas o carro que vinha “chutado” atrás não.
O técnico em transações imobiliárias, Paulo Gannam criou itens e aplicativos justamente com o objetivo de buscar formas de melhorar a rotina das pessoas, que podem ser usados em diferentes situações. Algumas das suas criações incluem um sistema eletrônico de comunicação entre motoristas, que tem o objetivo de evitar acidentes de trânsito, e um sensor lateral que previne dano nas rodas.
Para tentar diminuir acidentes motivados por problemas no trânsito, nos veículos, e devido ao envio perigo de mensagens pelo celular, o inventor desenvolveu o “Sistema de Cooperação no Trânsito”.
O sistema é um dispositivo eletrônico de comunicação imediata que avisa, com botões que ativam frases curtas pré-gravadas, qualquer problema identificado em veículos e nas estradas. A comunicação é realizada entre usuários que tenham o aparelho ou um aplicativo para smartphone. Alguns exemplos de mensagens são: “luz de freio/ré queimada”, “farol alto”,” pneu murcho”, “emergência”, “porta entreaberta”, “pessoa doente no carro”, “acidente/ animal/ buraco à frente”, “desculpe”, “obrigado” etc.
“O aplicativo que desenvolvemos se diferencia, pois ele é o único que foi feito especialmente para interagir com o Comunicador, contendo mensagens de fácil envio, reconhecimento, comando de voz e GPS. Então, tanto quem tiver apenas o Comunicador, quanto quem tiver apenas o APP, vai poder participar da comunicação e colaborar”, detalha Paulo.
O sensor lateral de estacionamento é um jogo de um ou mais sensores relacionados a um software capaz de disponibilizar informações de distância do meio fio e/ou instruções ao motorista durante a manobra, custando cerca de 15 vezes mais baixo que serviços de estacionamento semiautomático e jogos de câmeras atualmente oferecidos pelas montadoras. É um produto que abre um novo mercado, sendo um Park Assist de acessível e de fácil instalação, potencialmente para veículos leves pesados, utilitários, veículos usados e aqueles abaixo de 60 mil reais zero km. Auxilia o motorista a ter conforto na realização de manobras e gera novas formas de monetização para a empresa investidora no projeto.
Paulo Gannam explica que sempre teve a motivação de aprender sobre as coisas e que se tornar inventor reconhecido sempre foi um grande sonho, já que as invenções acabaram se tornando sua maior paixão.
“A jornada acaba sendo tão gostosa quanto a chegada, pois é recheada de descobertas. E como são tantas as barreiras para que um inventor consiga entregar um novo produto no mercado fazendo negócios com empresas, sem paixão acaba desistindo depois de um tempo” disse.
Nascido na cidade de Lourenço (MG), Paulo Gannam sempre teve o pensamento rápido e aproveita essa capacidade para criar experimentos que ajudem as pessoas. Mesmo diante de sua performance, ainda faltava um incentivo para suas experimentações, esta invenção.