Foto: via Neon/DR

Os filmes sul-coreanos são repletos de qualidades e conquistam patamares cada vez mais altos com o passar dos anos

Poucas pessoas conheciam o cinema sul-coreano, porém, esse cenário mudou após a vitória de Parasita, filme de produção sul-coreana que, em 2020, foi escolhido como “Melhor Filme” na 92° edição do Oscar. A produção do diretor, Bong Joon-ho, ganhou mais 3 prêmios: melhor diretor, melhor roteiro original e melhor filme internacional. Com esta conquista fica claro que vale a pena conhecer a filmografia e aprender sobre os filmes do país que estão forte crescimento na indústria do cinema.

A história por trás da filmografia da Coreia do Sul, na maioria das vezes envolvem acontecimentos como a ocupação japonesa, Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e a relação com um duro governo militar. Esses momentos históricos influenciaram nas produções cinematográficas do país.

A Coreia do Sul tem a cultura como principal fonte de investimento no país. Em 1995, o atual presidente do país, Kim Young-Sam, instaurou medidas protecionistas na indústria cultural do país. O K-pop (gênero musical) e os dramas (novelas coreanas) foram algumas das formas de entretenimento que foram instauradas pelo governo, atualmente, esses meios de entretenimento ajudam a alavancar a situação econômica do país.

Foto: Divulgação/Netflix/kimhobin

Os filmes sul-coreanos começaram a ganhar visibilidade após a vitória de Parasita. No universo cinematográfico da Coreia do Sul existem quantidades com qualidade de filmes produzidos no país.

Invasão Zumbi

O filme (2016), trás a população da Coreia do Sul vivendo momentos de tensão e desespero em um apocalipse zumbi. O país decreta estado de emergência após um vírus desconhecido tomar conta do país. Algumas pessoas tentam fugir dos zumbis e ficam presas em um trem-bala que está a caminho de Busan, a única cidade que não foi afetada pelo vírus.

Foto: Divulgação
Minari

Do diretor Lee Isaac Chung, o filme (2020) vencedor do Oscar de melhor atriz coadjuvante para Yuh- Jung Youn, na 93° edição trás a história de uma família que busca recomeçar a vida numa zona rural na América nos anos 80 e mostra a beleza das coisas simples. O elenco conta com o ator Steven Yeun, que fez o personagem marcante Gleen, na série The Walking dead. O jovem foi o primeiro ator asiático masculino a disputar a estatueta de “Melhor ator” na história.

Foto: Divulação

Ligação

O filme de suspense e terror psicológico conta a história de uma garota que se muda para uma mansão antiga, onde começa a receber ligações estranhas de uma mulher que está em perigo. Conforme as garotas vão conversando, descobrem que estão na mesma casa. A trama pode ser assistida pela Netflix. Muitos outros filmes sul-coreanos também são encontrados na plataforma.

Foto: Divulgação

É necessário buscar consumir diferentes filmografias. A qualidade cinematográfica nas produções da Coreia do Sul são de extrema relevância, devendo sempre ser valorizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *