Foto: Divulgação/ Drauzio Varella

Após entrevista com Suzy, TV Globo e Drauzio Varella são condenados a pagar indenização.

Em março de 2020, a Globo exibiu uma reportagem no ‘Fantástico’ exibindo o dia-a-dia de mulheres trans encarceradas. A matéria foi conduzida por Drauzio Varella, que conversou com Suzy Oliveira na reportagem.

Drauzio Varella falou sobre o preconceito sofrido por mulheres transexuais em presídios brasileiros. Suzy Oliveira Santos, de 30 anos, ganhou um abraço solidário do médico ao afirmar que está há cerca de oito anos sem receber visita. Pouco tempo depois, foi revelado que ela havia assassinado uma criança. O pai do menino, então, moveu uma ação contra Drauzio Varella e a Rede Globo.

Drauzio Varella e Globo são condenados a pagar R$ 150 mil a pai de menino  morto
Foto: Reprodução/ TV Globo

A decisão judicial em primeira instância já foi divulgada, e agora a Globo e o médico devem pagar R$ 150 mil em indenização. A juíza Regina de Oliveira Marques, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi quem assinou a ação. Ela afirma que o pai da criança “sofreu novo abalo psicológico ao reviver os fatos”.

A juíza entendeu que a reportagem foi negligente, ao não ter tido o “discernimento de procurar conhecer os crimes cometidos por seus entrevistados”, e que o conteúdo causou “desassossego do autor e situação aflitiva com implicação psíquica”.

“Qualquer espectador foi induzido erroneamente a acreditar que os entrevistados seriam meras vítimas sociais, devendo ser ressaltado que, mesmo se tratando os entrevistados de autores de crimes contra o patrimônio e sua sexualidade, não implicaria em serem assim tratados, já que perniciosos à sociedade como um todo”, escreveu a magistrada.

Drauzio Varella chegou a se desculpar com a família do menino morto por Susy após a repercussão negativa da reportagem. A Globo e Drauzio Varella ainda podem recorrer a decisão.

By Okami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *