Disney e Lucasfilm são alvo de processo de Gina Carano, apoiada por Elon Musk

Gina Carano, que interpretou a personagem Cara Dune na série The Mandalorian, está movendo uma ação judicial contra a Disney e a Lucasfilm, alegando que foi demitida injustamente por suas opiniões políticas e religiosas. A atriz conta com o apoio financeiro de Elon Musk, o dono da Tesla e do X, a nova rede social que substituiu o Twitter.

Carano foi dispensada do elenco de The Mandalorian em fevereiro de 2021, após publicar em seu perfil no X uma mensagem que comparava ser conservador nos Estados Unidos a ser judeu na Alemanha nazista. A postagem gerou uma forte reação negativa nas redes sociais e levou a Disney e a Lucasfilm a anunciarem que não tinham mais planos de trabalhar com a atriz.

Em sua defesa, Carano disse que nunca usou linguagem agressiva, mas apenas compartilhou postagens “para provocar” com “respeito e um pouco de comédia”. Ela também afirmou que seu direito de se expressar livremente era mais restrito do que o de alguns colegas do sexo masculino, que teriam feito postagens ofensivas contra políticos republicanos sem sofrerem consequências.

Na terça-feira (06), Carano entrou com uma queixa no tribunal federal da Califórnia, buscando uma ordem judicial que obrigaria a Lucasfilm a recontratá-la. Ela acusa a Disney e a Lucasfilm de “perseguirem e difamarem” ela por não se conformar com seus pontos de vista sobre questões como o Black Lives Matter, os pronomes preferidos e as alegações de interferência eleitoral.

O processo de Carano tem o respaldo de Elon Musk, que prometeu pagar a conta legal de usuários do X que se sentirem discriminados por suas atividades na plataforma. Musk é um dos fundadores do X, que se apresenta como um espaço de liberdade de expressão, sem censura ou moderação. Joe Benarroch, o chefe de operações comerciais do X, declarou que estava orgulhoso de fornecer apoio financeiro para o processo de Carano, permitindo que ela buscasse seus direitos de liberdade de expressão no X e a capacidade de trabalhar sem intimidação, assédio ou discriminação.

Carano era uma das estrelas de The Mandalorian, a série de sucesso da Disney+ ambientada no universo de Star Wars. Ela interpretava Cara Dune, uma ex-soldado rebelde que se tornava uma oficial da Nova República. Antes de ser demitida, Carano iria protagonizar uma série derivada chamada Rangers of the New Republic, que foi cancelada pela Disney.

The Mandalorian acompanha as aventuras de Din Djarin (Pedro Pascal), um mercenário que segue o código de honra dos Mandalorianos, uma antiga ordem de guerreiros. Ele viaja pela galáxia durante o período Imperial, protegendo Grogu, uma criatura da mesma espécie de Yoda, que é cobiçada por seus poderes.

As três primeiras temporadas de The Mandalorian já estão disponíveis no Disney+. Um filme derivado da série está em desenvolvimento.

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

By Okami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *