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O designer gráfico Cássio Frazão comenta sobre aspectos da área

Atualmente, conquistando cada vez mais espaço e possibilitando uma carreira promissora, o design gráfico revela-se uma área essencial e de grande valor para as empresas do mercado.

Sendo assim, o designer gráfico é um profissional que ocupa uma posição estratégica e articulada. Dessa forma, empregando metodologias analíticas e criativas, para viabilizar e aprimorar a marca da empresa em questão, e consequentemente seus objetivos e atuação.

Em outras palavras, sobre o profissional de design gráfico:

“Seu papel é criar uma comunicação simples e objetiva através da identidade visual da empresa, para: educar, orientar, informar, sinalizar e persuadir o público-alvo” cita Cássio Frazão.

Cássio que é formado em Design Gráfico pela UNIPLAN e em Computação Gráfica pela UniCEUB, e que além disso atua na área, expõe a importância do design gráfico nas empresas.

“Muitas pessoas pensam que para se tornar um designer é preciso só saber desenhar, mexer em algum software de edição e vetorização. E não é bem assim, isso é importante, mas é só 5% do processo para se tornar um profissional, os outros 95% é de muito estudo e dedicação”.

Considerando o atual cenário mercadológico e suas demandas, notam-se necessidades crescentes das empresas em se tornar destaque e ter um diferencial em relação à concorrência. Bem como, as exigências e perspectivas dos consumidores. Portanto, a procura por profissionais capacitados em solucionar problemas, criar projetos e agregar no desenvolvimento de uma empresa, intensifica-se constantemente em diversos setores.

No plano que engloba Comunicação, Marketing, Publicidade e outros, o designer gráfico apresenta-se como um especialista indispensável e pode atuar em vertentes como: Design Editorial, Design de Moda, Design de embalagem, Game Design, UX Design, entre outras.

Nesse sentido, somatizado a todas as habilidades e estudos de design que incluem análise da identidade visual, conhecimentos sobre cores, tipografias, seleção de imagens, formatos e texturas, é extremamente relevante abranger e complementar outros saberes associados à área.

Exemplificando tal ponto, é oportuno compreender temas como a História do Design no mundo e no Brasil, as influências artísticas que marcaram cada época, conceitos de criação, elementos conceituais, princípios do Design, Gestalt, cores, a psicologia do consumidor, entre outros.

Logo, admitido em uma empresa, o designer gráfico é qualificado para criar peças visuais que podem ser animações, logotipos, marcas, embalagens, diagramação de jornais e revistas, edição de fotos e vídeos, design de sites, banners, infográficos, panfletos, além de outras atribuições. Ou seja, projetando soluções inovadoras para otimizar custos e gerar maiores lucros para a empresa, através da criatividade.

Ainda sobre a atuação de um design gráfico, Cássio Frazão afirma:

“Para se tornar um bom designer gráfico é fundamental gostar de tecnologia, ter senso estético, ser criativo e buscar sempre inovar e se atualizar. É preciso também se comprometer com os clientes, entregando os serviços ou produtos sempre nos prazos estipulados… O profissional de design gráfico é um estrategista que vê os problemas com outros olhos. Obstáculos é só algo a ser superado”.

Por fim, com o progresso das tecnologias e a modernização da sociedade, para os interessados em começar um estudo na área e seguir com a profissão, é interessante buscar por livros, vídeos na internet ou cursos técnicos e de aperfeiçoamento que contemplem os estudos sobre design gráfico.

Por fim, Cássio Frazão complementa:

“Se a pessoa sentir que é esse o caminho que ela realmente quer percorrer, então aconselho a fazer um curso superior, Tecnólogo ou Bacharelado. Afinal essa é uma profissão que a pessoa tem que realmente amar”.

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