Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” conquista três prêmios no platino

Na noite deste domingo (27), o Palácio Municipal IFEMA Madrid foi palco da 12ª edição do Prêmio Platino, considerado o Oscar da indústria cinematográfica espanhola. O grande destaque da noite foi o filme brasileiro Ainda Estou Aqui, que saiu premiado em três categorias: Melhor Filme Ibero-Americano, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Direção para Walter Salles.

Representando o longa-metragem, o produtor Rodrigo Teixeira e a atriz Valentina Herszage estiveram presentes no evento. Embora Walter Salles e Fernanda Torres não tenham podido comparecer, ambos enviaram textos de agradecimento que foram lidos durante a cerimônia.

Walter Salles, em sua nota de agradecimento, destacou a importância do cinema latino-americano e dedicou o prêmio ao cineasta Carlos Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo.

“Carlos era um admirador do cinema latino-americano, e foi fundamental para que filmes como o nosso pudessem estar aqui hoje. Em um momento de fragilização da democracia no mundo, pensadores como Carlos Diegues nos lembram o quanto o cinema é fundamental para combater o esquecimento”, declarou Salles.

Fernanda Torres, que venceu o prêmio de Melhor Atriz, também expressou sua gratidão.

“Sou fruto da cultura Ibero-americana, a Península Ibérica é minha segunda casa e esse reconhecimento reforça, em mim, o orgulho de fazer parte de uma força cultural que, no cinema, pariu artistas da dimensão de Luiz Buñuel e Pedro Almodóvar; Alejandro Inharitù e Alfonso Cuarón, de Ricardo Darín; Norma Aleandro, Penélope Cruz, Javier Bardem e Marisa Paredes, de Glauber Rocha e Fernanda Montenegro”, afirmou Torres.

Vale lembrar que Ainda Estou Aqui já havia sido premiado com o Oscar de Filme Internacional e Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme de Drama este ano. O filme, ambientado no Brasil de 1971, retrata um país em crise sob a ditadura militar e é baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. A história acompanha uma mãe de cinco filhos que se torna ativista após o desaparecimento de seu marido pela Polícia Militar.

O Prêmio Platino reafirma a força do cinema brasileiro e latino-americano, celebrando obras que não apenas entretêm, mas também provocam reflexão e memória.

Foto: Divulgação/ Sony Pictures Classics 

By Okami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *