Foto: Redes/@thetruemayhem

O show que aconteceria em Porto Alegra recebeu críticas nas redes, inclusive de deputado do PT, que acusou o grupo de apologia ao nazismo

O primeiro show que a banda norueguesa de black metal o Mayhem faria no Brasil foi cancelado. A primeira parada seria em Porto Alegre, no dia 21 de março na casa de show O Bar Opinião. O local onde o show seria realizado publicou uma nota oficial em seu perfil do Instagram na quinta-feira (16 de março). veja abaixo o comunicado:

“Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem, marcado para acontecer no Bar Opinião. Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre. Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem. Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, mais informações serão enviadas por e-mail”, disse o comunicado oficial da casa de shows.

Os protestos que possivelmente causaram o cancelamento envolveram inclusive um deputado estadual. No vídeo publicado nas redes, ele associa a banda ao neonazismo, e diz que estava levando o caso para as autoridades responsáveis.

Apesar do vídeo e toda repercussão negativa, internautas acusam o deputado de usar imagens falsas no vídeos e apontam que os acusadores não têm conhecimento sobre a cena. Até o momento não há confirmação alguma do grupo com envolvimento no nazismo e as acusações são vistas pelo outro lado como descabidas.

O baterista do grupo, Hellhammer, se pronunciou nas redes em defesa da banda.

“Nem a banda nem seus membros toleram racismo, homofobia ou qualquer outro
crime de ódio. Embora algumas declarações contrárias tenham circulado no
passado por membros individuais, isso está no passado e nunca foi a postura
oficial da banda”, disse Jan Axel Blomberg, mais conhecido como “Hellhammer”.

Vejo abaixo pronunciamento completo.

Até o momento, a única passagem confirmada da banda no Brasil seria em Brasília, em 23 de março. A banda ainda não se pronunciou sobre o cancelamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *