ex-presidente lula

Ex-presidente faz palestra na Conferência de Alto Nível da América Latina e fala sobre o futuro da educação do Brasil: “Educação não é gasto e sim investimento”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com a imprensa internacional na tarde desta segunda-feira (15), no Parlamento Europeu em Bruxelas. No mesmo evento, Lula participou da Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social democrata no Parlamento.

O encontro vai contou com os principais líderes da Europa e América Latina para discutir sobre a vida pós pandemia. A presidenta do grupo social democrata no Parlamento Europeu, Iratxe García Pérez, fez a abertura da reunião com os jornalistas e da conferência, onde o ex-presidente Lula deu a palestra principal do evento.

Lula trouxe um discurso familiar sobre acreditar no futuro do mundo e lamentou a situação de fome que milhares de crianças sobrem pelo mundo.

É muito triste participar de um evento tão grande como este e dizer que desde a minha saída da presidência só andou para trás… O Brasil ainda tem solução e que nenhum homem é maior que um país“, discursou Lula.

Entrevista

Ainda sem oficializar sua candidatura para a presidência em 2022 pelo Partido do Trabalhador (PT), Lula começou discursando no evento sobre as perseguições que Cuba vem sofrendo de outros países.

Os jornalistas seguiram questionando sobre as eleições até chegar no ponto da candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Segurança, Sérgio Moro, que se filiou ao Podemos na última quarta-feira (10). Lula reforçou sobre as “perseguições” na época da lava-jato e que sua teoria estava certa “não havia crime, quando ele foi questionado não tinha nada de errado. Foi um jogo político“.

Perguntado sobre o futuro da educação do Brasil, Luiz Inácio disse que o Brasil está sendo governado de forma errado e que nunca viu um lugar onde o Capital é tratado como “investimento” e o pobre como um “gasto” e ainda falou “educação não é gasto, educação é investimento… hoje quem paga imposto é só o pobre. Precisamos ganhar as eleições ano que vem para colocar o Brasil novamente no lugar onde ele nunca devia ter saído“.

No fim da coletiva, Lula foi questionado sobre o futuro candidato a vice-presidência, se vai ser o Geraldo Alckmin mesmo. Na mesma pergunta foi indagado sobre a disputa de Lula (PT) contra Alckmin (PSDB) em 2006, se o passado traria alguma desconfiança de um futuro vice.

“Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não estou discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir, aí sim eu vou sair a campo pra procurar alguém pra ser vice.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *