Foto: Pixabay/Reprodução

Casos de pessoas que contraíram covid e gripe ao mesmo tempo estão sendo investigados pelas secretarias de Saúde de vários estados

O Brasil já conta com pessoas que testaram positivo para “Flurona”. O termo foi criado a partir da palavra “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).

Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria Municipal da Saúde informou que desde 2020, dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe indicam 24 registros da dupla infecção.

No Ceará, foram confirmados três casos em dezembro: um homem de 52 anos, que não precisou ser hospitalizado; e duas crianças de um ano de idade, que já receberam alta.

Além disso, casos de pessoas que contraíram covid e gripe ao mesmo tempo estão sendo investigados pelas secretarias de Saúde de vários estados, como no Rio de Janeiro.

O virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, explica que a Flurona não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina. Ele acrescenta que os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de Flurona, segundo informações da Agência Brasil. 

Já os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa. O virologista aponta os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio, como o uso de máscaras e distanciamento social.

COMUNICA MAIS:

—-> PE registra 1º morte por influenza A (H3N2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *