Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Tosse, faringite e anorexia foram um dos primeiros sintomas de paciente


Devido ao sucesso da série “The Last Of Us”, as infecções fúngicas estão cada vez mais populares. No programa em questão, a população mundial é infectada por um fungo que antes era capaz apenas de afetar plantas e insetos, mas após mutações passou a infectar humanos. E recentemente, foi descoberto o primeiro caso mundial de pessoa infectada por um fungo de plantas.

O caso ocorreu na região leste da Índia. De acordo com o periódico científico Medical Mycology Case Reports, o paciente do sexo masculino, de 61 anos se apresentou no hospital com os seguintes sintomas: faringite recorrente, rouquidão, tosse, fadiga, dificuldade de deglutição e anorexia. Ele já vinha sofrendo com isso há cerca de 3 meses.

O paciente revelou ser um micologista de plantas, que nada mais é do que um profissional especializado nos fungos presentes em plantas. Com os sintomas, ficou claro que se tratava de algum tipo de contaminação fúngica. O homem não tinha nenhuma pré-disposição, histórico de doenças crônicas ou qualquer trauma que viesse a piorar os sintomas.

Com os exames, a tomografia mostrou um abcesso paratraqueal direito no pescoço do homem, o qual estava obstruindo as vias aéreas. Os médicos puderam remover o abcesso cirurgicamente e enviar para testes. O paciente retornou para casa com receita para tomar dois remédios antifúngicos durante 2 meses.

A amostra foi enviada ao “Centro Colaborador da OMS para Referência e Pesquisa sobre Fungos de Importância Médica” na Índia, onde puderam identificá-la como um “Chondrostereum purpureum“, conhecido como “Folha de Prata”. Essa é uma doença fúngica das árvores e principalmente da família Rosaceae. É um fungo progressivo e fatal para as plantas, e tem esse nome devido a cor prateada que deixa nas folhas afetadas. Sua contaminação ocorre por esporos transportados pelo ar.

As diferenças estruturais entre plantas e animais ou humanos tornam extremamente difícil a contaminação microbiana. Existem milhões de espécies de fungos e poucos possuem as características necessárias para infectar um ser humano, sendo elas: tolerar altas temperaturas, ser capaz de invadir o hospedeiro humano, ser capaz de absorver tecido humano e resistir ao sistema imunológico humano.

A principal razão pela evolução dos fungos seria o aquecimento global. A alteração do ecossistema, a urbanização excessiva e demais fatores abrem portas para o aparecimento de novas infecções fúngicas ou mutação das já existentes. A possibilidade de infecção cruzada entre humanos e plantas já não é tão distante assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *