(Foto: Aizar Aldes/AFP)
A equipe brasileira sente o desgaste físico e a altitude pesar e não consegue a classificação para a próxima fase da competição internacional.
Na quarta-feira (27) o Ceará foi até a Bolívia para enfrentar o Jorge Wilstermann pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Vozão precisava vencer para garantir a classificação para a próxima fase da competição.
O jogo começou com emoção. Logo aos 4 minutos, o time da casa chegou com perigo na área defendida pelo goleiro Richard. Serginho cruzou para Arano que finaliza para fora, tirando tinta da trave. O Ceará respondeu com o meia Lima, que limpou a marcação e finalizou, exigindo uma grande defesa de Banega.
O Jorge Wilstermann pressionava, trocando passes no campo de ataque, enquanto o time brasileiro se fechava. Isso permitiu que o time boliviano começasse a gostar da partida e começou a complicar a vida de Richard. O goleiro do Vozão foi o grande destaque da primeira etapa, salvando o Ceará em diversas oportunidades, inclusive no último lance do primeiro tempo onde ele operou um verdadeiro milagre em grande finalização do atacante Osório.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o time brasileiro tinha o desafio de criar mais e ajustar a marcação, além de conquistar a vitória, pois o Arsenal de Sarandí estava passando o Ceará na tabela e eliminando o time nordestino da competição. Isso fez com que o Vozão fosse para cima logo no começo do segundo tempo, mas sem conseguir chegar com muito perigo.
Em resposta, o Jorge Wilstermann voltou a atacar, exigindo cada vez mais do goleiro Richard. O time brasileiro conseguiu equilibrar a partida, mas sentia o cansaço físico e a altitude, recuando e se defendendo enquanto podia.
A insistência da equipe boliviana foi recompensada aos 29 minutos. Pato Rodríguez recebeu a bola, na ponta direita, cortou para o meio da área e chutou no ângulo. Golaço do Jorge Wilstermann, 1 a 0.
Após o gol, o Ceará foi para o tudo ou nada, mas o desgaste físico era evidente. A bola até chegava no campo de ataque, mas sem perigo para a meta defendida por Banega. O Ceará lutou muito, mas não conseguiu reverter o marcador. Fim de jogo, Vozão eliminado da Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
Jorge Wilstermann 1 x 0 Ceará
Local: Estádio Felix Capriles.
Data: 27/05/2021.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Árbitro: Guillermo Guerrero apita o jogo, auxiliado por Byron Romero e André Tola.
Jorge Wilstermann: Banega; Añes, Maxi Ortiz, Reyes e Ballivián; Villarroe, Morales, Pato Rodríguez e Arano (Luis Vargas); Osório (Gilbert Alvarez) e Serginho (Adriel Fernández). técnico: Diego Sebastián Cagna.
Cartões Amarelo: Reyes e Pato Rodríguez.
Gol – Pato Rodríguez 74’
Ceará: Richard; Gabriel Dias, Jordan, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira (Fernando Sobral), Charles (Marlon), Lima (Yony González), Vina e Mendoza; Jael (Saulo Mineiro).
Técnico: Guto Ferreira
Cartões Amarelo: Jael