Os dois fizeram uma guerra de cinco rounds em dezembro que terminou em empate
Créditos: Getty Images
O campeão peso mosca, Deiveson Figueiredo, e Brandon Moreno fazem a luta co-principal do UFC 263, que acontece neste sábado (12), a partir das 19h15 (horário de Brasília) na Gile River Arena, em Glandale, Arizona, Estados Unidos.
Os dois atletas se enfrentaram em dezembro do ano passado no que foi chamado de “a melhor luta na história do peso pena” por Dana White. A guerra de cinco round resultou em um empate. Deiveson lutou melhor os dois primeiros rounds, mas perdeu um ponto no segundo por conta de um chutes baixo. O mexicano, entretanto, aguentou as bombas e levou a melhor no terceiro e no quarto assalto. No quinto, Deiveson se encontrou e terminou o combate descendo pancadas em Moreno.
“Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno fizeram a melhor luta da história do peso mosca” Dana White
Deiveson Figueiredo
O ‘Deus da Guerra’ é um dos atletas que bate mais pesado nos moscas, mas o jiu jitsu dele não é menos imponente. Não é a toa que ele está empatado com o ex-campeão, Demetrious Johnson, em número de nocautes e finalizações.
Apesar disso, Deiveson mostrou brechas em seu jogo na primeira luta com Moreno e ele não pode cometer os mesmos erros se quiser sair com a vitória. O brasileiro é mais preciso que o mexicano (ele acerta 56% dos golpes que lança, enquanto que o oponte tem 38% de eficácia), mas ele deve aplicar mais combinações e não tentar nocautear em cada golpe lançado como fez na últiuma peleja.
Além disso, o campeão tem uma excelente luta agarrada, que pode ser usada para misturar as ações. Ainda assim, algo muito importante para o brasileiro é saber dosar a energia. Afinal, o mexicano não se cansa tanto quanto ele.
Um fato que precisa ser analisado, é que o campeão teve uma infecção intestinal na primeira luta, e isso certamente afetou sua performance. Apesar disso, Deiveson bateu o peso nos últimos minutos disponibilizados pela comissão atlética e ele estava com a aparência muito abatida durante a semana. Assim, não podemos dizer que ele está menos desgastado para essa contenda.
Brandon Moreno
Dana White disse que Moreno é “o protótipo do lutador mexicano”. E o comparou com a lenda do boxe, Júlio Cesar Chaves. A afirmação pode parecer exagerada, mas Moreno não poderia mostrar mais coração do que em sua última performance.
O mexicano resistiu as mãos destruidoras de Deiveson e quase deu um knockdown no brasileriro durante o quarto round da primeira luta. Moreno usou muito bem os jabs e aplicou algumas quedas no campeão, que quebraram o ritmo dele e que deixaram o ‘Deus da Guerra’ hesitante sobre qual seria o próximo ataque.
Mas além de ter boa resistência a golpes, o mexicano também se defende muito bem (ele tem um indíce de 59% de defesa de golpes recebidos, enquanto que Deiveson tem 50).
O caminho para a vitória
Deiveson e Moreno prometem fazer mais uma guerra. O campeão precisa dosar melhor a intensidade dos ataques, preferivelmente usando mais combinações. Algumas quedas também seriam boas para confundir Moreno. Para o mexicano, o caminho para a vitória é misturar as trocações com a luta agarrada, e pressionar com o volume, considerando que ele tem um melhor condicionamento que o brasileiro.