Foto: Reprodução/ Instagram da Prefeitura de Pará de Minas

Devido às fortes chuvas, autoridades pedem que moradores de Pará de Minas e região deixem suas casas

A Prefeitura de Pará de Minas (MG), cidade localizada a 83 km de Belo Horizonte, emitiu um alerta exigindo que os moradores deixem suas casas por conta do risco de rompimento da barragem hidrelétrica da Usina do Carioca. Há pelo menos três dias, a região tem sido atingida por chuvas fortes. Autoridades que monitoram o local classificam a situação da represa como “crítica”.

No alerta, consta ainda que moradores dos municípios de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará também devem sair com urgência de suas casas por conta do “alto risco”.

Nas redes sociais, moradores do local compartilharam o vídeo de um bombeiro alertando a população. “A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui”, diz o militar.

A prefeitura de Pará de Minas informou que o ponto de apoio em Carioca já está em funcionamento, com um posto de saúde ao lado do salão da igreja da cidade preparado para receber pessoas que não tenham para onde ir.

Em nota, a Defesa Civil informou que um Posto de Comando integrado foi instalado para coordenar ações, caso ocorra o rompimento da barragem e o nível do Rio São João está sendo monitorado de 30 em 30 minutos. “Preventivamente, foi realizada a evacuação preventiva, até o momento, de 34 pessoas que se encontravam em locais de risco. Outras 32 pessoas estão em comunidades, as quais estão com acesso dificultado. Os órgãos envolvidos buscam caminhos alternativos para acessá-las”, diz o documento.

Estado de alerta em Minas Gerais

Pelo menos dez cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte registraram pontos de alagamento após as chuvas na madrugada de domingo (9). O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recebeu mais de 120 chamadas de pessoas ilhadas em diversos municípios. No total, o estado já contabiliza 16 óbitos em decorrência das chuvas e 138 cidades decretaram estado de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *