Imagem: Nelson Almeida/ AFP
Do total de vacinas entregues, mais de 125 milhões de doses já foram aplicadas
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que o Brasil já atingiu a marca de 160 milhões de doses distribuídas e 125,3 milhões de doses aplicadas. Com isso, 90,6 milhões de pessoas já receberam a primeira dose e 34,7 milhões já estão completamente imunizadas.
Com o número de aplicações da primeira dose, o Brasil atinge 56,6% do público-alvo de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos. O que reforça o ritmo da imunização no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, das doses já distribuídas para os estados brasileiros mais o Distrito Federal, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60 milhões são da Coronavac/Sinovac, 17,8 milhões de Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, único imunizante de dose única aprovado no Brasil.
Para continuar a campanha de vacinação, já foi contratado mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 a serem entregues até o fim do ano, por meio de acordo com diferentes laboratórios. Com isso já seria possível imunizar toda a população vacinável do país: todas as pessoas com 18 anos ou mais.
O que tem movimentado o Ministério da Saúde é o incentivo à população para concluir a imunização com a segunda dose. Essa campanha serve para alertar que é necessário que as pessoas tomem as duas doses para que a imunização seja de fato eficiente, segundo informações da assessoria.